1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Huawei

 

Num mercado de smartphones cada vez mais competitivo e a dar sinais de estagnação, a Huawei e a Apple foram as duas únicas fabricantes a registar um crescimento positivo nas vendas na China durante o segundo trimestre de 2025. Ambas as empresas destacaram-se num cenário desafiador para as marcas locais.

 

Huawei continua em forte ascensão

 

A Huawei solidificou a sua posição, demonstrando uma notável aceleração no mercado chinês. De acordo com dados recentes publicados pela Counterpoint Research, a gigante tecnológica viu as suas vendas aumentarem 12% entre os meses de abril e junho.

 

O sucesso da marca foi impulsionado, em grande parte, pelo seu forte desempenho durante o festival de vendas "618", um dos maiores eventos de comércio eletrónico da China. A lealdade dos seus utilizadores, que continuam a trocar os seus telemóveis antigos por novos lançamentos da marca, tem sido um pilar fundamental para este crescimento sustentado.

 

Estratégia de preços da Apple dá frutos

 

Do outro lado, a Apple também teve motivos para sorrir, com um crescimento de 8% nas suas vendas trimestrais. Este resultado positivo foi alcançado graças a uma série de promoções estratégicas nos preços do iPhone, aliadas a programas de incentivos promovidos pelo governo chinês.

 

detalhes das vendas de diferentes marcas na China de smartphones

 

Ethan Qi, analista da Counterpoint, destacou a astúcia da empresa norte-americana: "O ajuste dos preços do iPhone feito pela Apple em maio foi bem cronometrado e bem recebido, chegando uma semana antes do festival de compras 618."

 

Um cenário difícil para as restantes marcas

 

Enquanto a Huawei e a Apple celebram, outras marcas enfrentam um panorama mais sombrio. A vivo, que se mantém como a segunda marca mais vendida no mercado chinês, sofreu uma quebra de 9% nas suas vendas durante o mesmo período.

 

Este recuo reflete um desafio mais amplo para as fabricantes nacionais, que operam num mercado que parece ter "estacionado", mesmo com os esforços do governo para incentivar a troca de smartphones. Segundo os analistas, o programa de subsídios que impulsionou o desempenho no segundo trimestre deverá ser reduzido na segunda metade do ano, o que aumenta a incerteza.

 

Para o terceiro trimestre, as perspetivas não são otimistas. A Counterpoint Research antecipa que as marcas chinesas terão de se esforçar para evitar uma queda generalizada nas vendas, num mercado que se prevê cada vez mais exigente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech