A mais avançada ferramenta de criação de vídeo por inteligência artificial da Google, o Veo 3, acaba de ser disponibilizada a nível global, incluindo em Portugal e em toda a Europa. A novidade permite que os utilizadores transformem simples descrições de texto em vídeos com som, diretamente na aplicação Gemini.
Até agora, o acesso ao Veo 3 estava restrito aos Estados Unidos através de plataformas mais exclusivas. Com esta expansão, a Google coloca o seu mais poderoso gerador de vídeo, considerado um concorrente direto do Sora da OpenAI, nas mãos de um público muito mais vasto. A novidade foi confirmada por Josh Woodward, vice-presidente da Google responsável pelo Gemini, que anunciou o lançamento na Europa, Índia e Indonésia.
Como funciona o novo gerador de vídeo da Google?
Criar um vídeo com o Veo 3 é um processo integrado na experiência Gemini. Os utilizadores podem descrever detalhadamente a cena que pretendem, incluindo a história, o contexto e as personagens. É até possível escrever diálogos específicos para que a IA os sintetize e inclua no resultado final.
Para começar a utilizar a ferramenta, basta seguir estes passos:
Abrir a aplicação Gemini ou aceder ao site
gemini.google.com
.Selecionar a opção para criar um vídeo.
Escrever uma descrição detalhada do clipe desejado.
Em poucos minutos, o Gemini processa o pedido e entrega um vídeo completo com áudio integrado.
Disponibilidade, preço e limites em Portugal
Para aceder ao Veo 3, é necessário subscrever o plano Gemini AI Pro. Este plano tem um custo de 20 dólares, o que se traduz em aproximadamente 19 € por mês para os utilizadores em Portugal.
A subscrição vem, no entanto, com algumas limitações. Cada utilizador pode gerar um máximo de três vídeos por dia. Segundo a Google, este limite é reiniciado a cada 24 horas, sendo possível que esta restrição seja alterada no futuro à medida que a tecnologia evolui.
Como experimentar o Veo 3 de forma gratuita
Apesar de o acesso direto estar associado a uma subscrição paga, existe uma alternativa para quem deseja experimentar o Veo 3 sem custos. Uma vez que a tecnologia faz parte do ecossistema Google Cloud, é possível utilizá-la através do crédito experimental oferecido pela plataforma.
A Google disponibiliza um crédito de 300 dólares (cerca de 280 €) para novos utilizadores da Google Cloud. Este valor pode ser utilizado para testar exaustivamente o Veo 3 e outras ferramentas de IA da empresa, representando uma excelente oportunidade para explorar todo o potencial do novo gerador de vídeo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!