Boas notícias para os utilizadores europeus que preferem o Google Chrome mas utilizam o Microsoft Edge para o descarregar. A Microsoft parece ter finalmente removido os anúncios intrusivos que tentavam demover os utilizadores de instalar o navegador concorrente, uma mudança que surge na sequência da implementação da Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa.
O fim de uma prática agressiva
Há mais de dois anos que a Microsoft adotou uma estratégia bastante agressiva para promover o seu próprio navegador. Ao tentar descarregar o Chrome a partir do Edge, os utilizadores eram confrontados com um enorme banner no topo da página. Esta faixa publicitária tentava convencer o utilizador a permanecer no Edge, argumentando que este "utiliza a mesma tecnologia que o Chrome".
Agora, essa e outras táticas, como pop-ups e questionários, parecem ter desaparecido por completo para os utilizadores no Espaço Económico Europeu. A experiência de descarregar o Chrome tornou-se, assim, mais limpa e direta, sem interrupções ou apelos para reconsiderar a escolha do navegador.
A Lei dos Mercados Digitais (DMA) como catalisador
Esta alteração não surge por acaso. Está diretamente relacionada com a necessidade de a Microsoft cumprir a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Há cerca de um mês, a empresa anunciou várias atualizações ao Windows para se alinhar com a nova legislação, que visa garantir um mercado digital mais justo e competitivo.
As mudanças incluíam ajustes na forma como o Windows lida com a definição de navegadores padrão, a Pesquisa do Windows e até a possibilidade de desinstalar aplicações nativas como a Microsoft Store. Embora a remoção destes anúncios específicos não tenha sido mencionada explicitamente, faz todo o sentido que a Microsoft os tenha eliminado para evitar potenciais sanções e garantir a conformidade com a DMA.
E para quem está fora da Europa?
Infelizmente, a brisa de ar fresco não chegou a todo o lado. Fora dos países onde a DMA se aplica, como nos Estados Unidos, a Microsoft continua a "bombardear" os utilizadores com publicidade quando tentam descarregar o Chrome através do Edge.
No entanto, há uma solução simples para quem deseja beneficiar das mesmas liberdades que os utilizadores europeus. A aplicação Wintoys, disponível gratuitamente na Microsoft Store, permite ativar a conformidade com a DMA em qualquer computador. Para tal, basta seguir estes passos:
Instalar a aplicação a partir da Microsoft Store.
Aceder ao separador "Tweaks" (Ajustes).
Abrir a secção "System" (Sistema).
Ativar a opção "Digital Markets Act".
Reiniciar o sistema.
Após este processo, os utilizadores podem desfrutar de um Windows com menos restrições, incluindo a capacidade de desinstalar o Edge e uma experiência geral com menos "insistências" por parte do sistema operativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!