O serviço de robotáxis totalmente autónomos da Tesla teve um início atribulado em Austin, no Texas. Recentemente, um dos veículos foi filmado a colidir de forma ligeira com um carro estacionado, pouco tempo depois de ter concluído uma viagem. O incidente, embora sem gravidade, levanta questões sobre a fiabilidade da tecnologia em cenários do mundo real.
O que aconteceu exatamente?
O momento foi captado em vídeo pelo YouTuber DirtyTesla. Nas imagens, é possível ver um Model Y autónomo a tentar manobrar numa rua estreita e escura, após ter deixado o seu passageiro. Durante a manobra, o veículo vira as rodas e acelera ligeiramente em direção a um Toyota que se encontrava estacionado, acabando por tocar com o pneu na lateral do outro carro.
Segundo o autor do vídeo, o contacto foi mínimo e não resultou em feridos ou danos significativos. Após o incidente, o monitor de segurança da Tesla, que acompanha estas viagens iniciais, assumiu o controlo manual do veículo e abandonou o local. A causa exata que levou o Model Y a calcular mal a manobra permanece por esclarecer.
Um serviço com percalços no arranque
Este pequeno acidente não é o único percalço registado desde que a Tesla iniciou a fase de testes do seu serviço de robotáxis em Austin, há cerca de duas semanas. Outros utilizadores convidados para a experiência partilharam episódios inesperados.
Entre os problemas relatados contam-se paragens bruscas do veículo ao detetar luzes de emergência que não estavam na sua rota e até uma breve incursão na faixa de rodagem contrária, ultrapassando uma linha contínua dupla.
A aposta da Tesla vs. a concorrência
É importante notar que a abordagem da Tesla para a condução autónoma depende quase exclusivamente de câmaras e inteligência artificial para interpretar o ambiente. Esta estratégia difere da de concorrentes como a Waymo, que recorre a uma combinação de câmaras, sensores LiDAR e radares para o seu serviço de robotáxis.
Contudo, a tecnologia da Waymo também não está isenta de falhas. A empresa já enfrentou os seus próprios incidentes, incluindo um que levou a uma recolha voluntária da sua frota em Phoenix, no Arizona, após uma colisão com um poste telefónico no ano passado. Mais recentemente, a Waymo emitiu outra ordem de recolha para os seus veículos, que se mostraram propensos a colidir com barreiras na estrada de difícil deteção.
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