1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11 logo

 

A Microsoft anunciou oficialmente, no final do mês passado, a próxima grande atualização do seu sistema operativo, o Windows 11 25H2. Com a sua chegada aos canais Dev e Beta do programa Insider, começam a ser reveladas novidades que prometem agradar a muitos utilizadores, especialmente aqueles que anseiam por um sistema mais "limpo" e livre de aplicações pré-instaladas indesejadas.

 

Uma das novas funcionalidades mais aguardadas é uma política de grupo que vai permitir remover várias das aplicações padrão da Microsoft Store que vêm incluídas no sistema operativo. Esta é uma resposta direta às queixas de longa data sobre o chamado "bloatware", que leva muitos utilizadores a recorrer a ferramentas de terceiros para limpar as suas instalações do Windows.

 

Uma nova política para um Windows mais limpo

 

A novidade reside numa nova Política de Grupo intitulada "Remove default Microsoft Store packages from the system" (Remover pacotes padrão da Microsoft Store do sistema). Através de uma interface gráfica simples, esta definição permite que os utilizadores e administradores de sistemas selecionem exatamente quais as aplicações que desejam desinstalar permanentemente.

 

A descrição da política é clara: ao ser ativada, as aplicações selecionadas na lista serão desinstaladas do sistema. Se a política estiver desativada ou não for configurada, que é o estado padrão, nenhuma aplicação será removida. Isto dá um controlo granular aos utilizadores que, até agora, precisavam de recorrer a métodos mais complexos como comandos PowerShell para atingir o mesmo objetivo.

 

Que aplicações podem ser removidas?

 

A lista de aplicações que podem ser eliminadas é significativa e inclui algumas que são frequentemente citadas como dispensáveis por parte da comunidade. Conforme detalhado pelo site Patch My PC, a lista inclui programas como:

 

  • Clipchamp

  • Windows Media Player

  • Terminal

  • Notepad

  • E outras

 

Esta abordagem permite manter as ferramentas essenciais para uns, ao mesmo tempo que liberta espaço e recursos para outros que prefiram alternativas.

 

Disponibilidade e uma limitação importante

 

De momento, esta funcionalidade está em fase de testes públicos para os membros do programa Windows Insider, especificamente na build 26200.5670 para o canal Dev e na build 26120.4520 para o canal Beta.

 

No entanto, há uma ressalva importante: por ser uma funcionalidade do Editor de Políticas de Grupo (Group Policy Editor), esta ferramenta de limpeza não estará disponível para os utilizadores da edição Windows 11 Home. A sua implementação estará limitada às edições Pro, Enterprise e Education, que tradicionalmente oferecem estas opções de gestão avançada. A ativação da política cria uma nova chave de registo em HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Appx\RemoveDefaultMicrosoftStorePackages, confirmando a sua natureza administrativa.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech