1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

robot de IA ao pé de sacos de compras

Um novo relatório estima que a Inteligência Artificial (IA) terá um papel mais proeminente do que nunca durante as promoções do Prime Day da Amazon, que arrancaram esta terça-feira. O popular evento de vendas da gigante do comércio eletrónico, que este ano se prolonga por quatro dias (de 8 a 11 de julho), deverá gerar cerca de 23,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 22,1 mil milhões de euros) em gastos online nos retalhistas dos EUA, à medida que outras empresas lançam as suas próprias campanhas para competir.

Um evento de vendas colossal

A análise, proveniente da Adobe, que monitoriza mais de um bilião de visitas a sites de retalho norte-americanos, prevê que o Prime Day deste ano será o equivalente a "duas Black Fridays". O volume de vendas estimado representa um crescimento de 28,4% em relação ao ano anterior, significando um aumento de 9,6 mil milhões de dólares (cerca de 8,9 mil milhões de euros) face ao período homólogo.

Mais de metade destas vendas (52,5%) serão realizadas através de dispositivos móveis, mas a grande novidade deste ano é a ascensão da Inteligência Artificial generativa como uma ferramenta de apoio às compras.

O boom dos assistentes de compras com IA

Durante os quatro dias do Prime Day, a Adobe estima que o tráfego proveniente de fontes de IA generativa dispare uns impressionantes 3.200% em comparação com o ano passado. Embora este canal ainda seja mais pequeno do que a pesquisa paga ou o email, a sua expansão é vista como uma tendência clara, à medida que os consumidores descobrem o valor da IA para as suas decisões de compra.

Este crescimento segue-se a um aumento inicial já verificado na época festiva de 2024, quando o tráfego de chatbots e navegadores com IA integrada cresceu 1.300% em relação ao ano anterior.

Como os consumidores utilizam a IA

Um inquérito a 5.000 consumidores nos EUA revelou as principais utilizações da IA no processo de compra:

  • Pesquisar e investigar produtos (55% dos inquiridos)

  • Obter recomendações de produtos (47%)

  • Encontrar promoções e descontos (43%)

  • Procurar ideias para presentes (35%)

  • Descobrir produtos únicos (35%)

  • Criar listas de compras (33%)

Destes utilizadores, 92% afirmaram que a IA melhorou a sua experiência de compra e 87% indicaram que estão mais propensos a usar estas ferramentas para compras de maior valor ou mais complexas. Empresas como a Google, com a pesquisa de produtos melhorada pelo Gemini, e a OpenAI, com novas funcionalidades de compras no ChatGPT, já estão a capitalizar esta tendência.

Para este Prime Day, o relatório da Adobe aponta que os consumidores estarão especialmente focados nos descontos, com as maiores promoções a surgirem na categoria de vestuário. As compras para o regresso às aulas também deverão impulsionar as vendas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech