
A BYD, a gigante chinesa de veículos elétricos, acaba de demonstrar um nível de confiança sem precedentes na sua tecnologia de condução autónoma. A empresa anunciou que irá assumir a responsabilidade total por quaisquer danos ocorridos durante a utilização do seu novo sistema de estacionamento autónomo de Nível 4, uma funcionalidade integrada no seu sistema "God's Eye" (Olho de Deus).
Confiança máxima: BYD assume custos de acidentes no estacionamento
Os proprietários de veículos BYD equipados com o sistema "Olho de Deus" já não precisam de se preocupar com as burocracias das seguradoras em caso de um toque ou risco durante uma manobra de estacionamento autónomo. Em vez de acionar o seguro, o cliente pode simplesmente contactar o serviço de apoio ao cliente da BYD, que cobrirá todos os custos.
Esta política arrojada significa que os condutores evitam não só a dor de cabeça de participar um sinistro, mas também o consequente e típico aumento do prémio do seguro. "Assumimos total responsabilidade pela segurança e perdas de todos os utilizadores de veículos equipados com o 'Olho de Deus' em cenários de estacionamento inteligente", afirmou a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, num comunicado que está a agitar a indústria.
O primeiro sistema de Nível 4 certificado
A nova opção de estacionamento automatizado da BYD é a primeira a receber a certificação como um sistema de condução autónoma de Nível 4. Na prática, isto significa que o sistema é capaz de realizar todas as tarefas de condução dentro do seu domínio operacional (neste caso, o estacionamento) sem qualquer necessidade de intervenção humana. O condutor pode, literalmente, deixar o carro tratar de tudo, com a fabricante a ser legalmente responsável em caso de acidente.
Esta confiança da BYD é sustentada por uma vasta base de dados. O sistema "Olho de Deus" já está instalado em mais de um milhão de veículos da marca a circular nas estradas.
A estratégia para superar a concorrência
Ao contrário de concorrentes como a Tesla, que cobra pelo seu sistema FSD (Full Self-Driving), a BYD oferece o "Olho de Deus" gratuitamente na maioria dos seus veículos. A estratégia da Tesla passa por um pagamento único de cerca de 8.000 dólares (aproximadamente 7.400 euros) ou uma subscrição mensal de 99 dólares (cerca de 92 euros).
A abordagem da BYD, segundo informações partilhadas na rede social Weibo, visa acelerar a recolha de dados de condução autónoma. Com a maior equipa de investigação e desenvolvimento da indústria e o acesso ao maior volume de dados na cloud do setor, graças a mais de um milhão de utilizadores a usar o sistema gratuitamente, a empresa chinesa pretende apanhar e ultrapassar rapidamente os seus rivais.
A BYD já anunciou que irá lançar em breve uma grande atualização para o "Olho de Deus", que promete melhorar todas as suas capacidades, desde a condução em autoestrada até ao já referido estacionamento autónomo de Nível 4.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!