
A saga Assassin's Creed já nos levou a inúmeros períodos e locais históricos, permitindo aos jogadores assumir o papel de Assassinos de várias culturas na sua luta contra a Ordem dos Templários. Com catorze títulos principais já lançados pela Ubisoft, a franquia tem explorado diversas narrativas. No entanto, um novo relatório revela que a empresa francesa cancelou um projeto que prometia uma abordagem a um dos períodos mais complexos da história americana.
Segundo uma investigação da publicação Game File, que cita cinco fontes próximas do projeto, a Ubisoft estava a desenvolver um título cuja história se focava num ex-escravo durante a era da Reconstrução, que se seguiu à Guerra Civil Americana. O protagonista seria um homem negro que, após ser libertado, se mudaria para o oeste para começar uma nova vida.
Uma história de justiça e vingança no sul dos EUA
De acordo com o que foi apurado, a narrativa levaria o protagonista a juntar-se à Ordem dos Assassinos e a regressar ao Sul, onde se envolveria num conflito pela justiça na região. Uma das facções antagonistas no jogo seria o Ku Klux Klan, o grupo de ódio extremista que emergiu precisamente nessa altura.
Esta não seria a primeira vez que a Ubisoft colocaria um ex-escravo como protagonista. Em 2014, a empresa lançou Assassin's Creed Freedom Cry, uma expansão de Assassin's Creed IV: Black Flag que aprofundou a história de Adewale.
Receio de controvérsia ditou o fim do projeto
A gestão da Ubisoft em França terá cancelado o novo projeto em julho do ano passado. As fontes indicam dois motivos principais para esta decisão. Por um lado, as reações negativas e a controvérsia gerada em torno do anúncio de Yasuke, o protagonista negro de Assassin's Creed Shadows, terão pesado na decisão.
Por outro lado, a empresa terá considerado que o atual clima político nos Estados Unidos é demasiado tenso e instável para abordar este período histórico e os temas a ele associados. "Demasiado político num país demasiado instável, para abreviar", disse uma das fontes familiarizadas com o jogo ao Game File.
A publicação acrescenta ainda que a decisão de cancelar o projeto gerou frustração entre as equipas de desenvolvimento da Ubisoft, especialmente tendo em conta as razões apontadas para o seu fim abrupto.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!