1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


Dell XPS 13

A Dell ressuscitou a sua icónica linha de portáteis com o novo XPS 13, um equipamento ultraleve e premium desenhado para fazer frente ao MacBook Neo. Com um preço atrativo a partir de aproximadamente 550 euros para estudantes, esta máquina baseada em Windows junta um design ultrafino a características de topo, prometendo ser a alternativa acessível e capaz que muitos utilizadores procuravam.

Design ultrafino e ecrã de alta fluidez

Com apenas 12,7 mm de espessura e um peso a rondar 1 kg, a fabricante afirma que esta é a versão do XPS 13 mais fina e leve de sempre, superando o tamanho e peso do seu rival direto. Apesar do foco num orçamento mais simpático, o portátil mantém os detalhes premium de gerações passadas, incluindo um chassis de alumínio escavado em CNC, quatro altifalantes e suporte para a recente norma Wi-Fi 7.

Onde o modelo realmente se tenta destacar é no painel frontal. A Dell incluiu um ecrã IPS de 2.5K tátil com uma taxa de atualização de 120 Hz, proporcionando uma vantagem notável face aos habituais 60 Hz da concorrência direta na mesma gama. O ecrã garante ainda uma cobertura de 100% da gama de cores DCI-P3, sendo complementado por um teclado totalmente retroiluminado.

Potência da Intel e preços a pensar nos estudantes

No seu interior, o modelo base do novo XPS 13 chega equipado com um processador Intel Core Series 3, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento. Quem necessitar de maior capacidade de resposta e tiver alguma margem no orçamento poderá configurar o sistema com os potentes chips Intel Core Ultra Series 3, elevando a RAM até aos 32 GB e o armazenamento para a fasquia de 1 TB. Os consumidores terão ao seu dispor duas opções de cor: tempestade ou céu.

Ao contrário de alternativas sem ventoinhas no mercado, o novo equipamento da Dell utiliza uma configuração de arrefecimento ativo com duas ventoinhas. Esta é uma vantagem de peso para quem trabalha frequentemente em esplanadas sob luz solar direta ou em ambientes com temperaturas mais elevadas. A conectividade fica assegurada por duas portas USB-C 3.2 Gen 2 e uma câmara web integrada com suporte nativo para o Windows Hello. O único compromisso parece ser a ausência de uma entrada de áudio de 3,5 mm, restando saber se a marca irá incluir um adaptador na caixa.

As vendas arrancam no decorrer do mês de junho, com a versão base a fixar-se nos 640 euros para o público geral, enquanto a opção dedicada a estudantes começará na casa dos 550 euros. Modelos com especificações de topo deverão chegar às prateleiras um pouco mais tarde, durante a época de verão.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech