1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


site de pesquisa inicial da google

O Google avançou com uma ação judicial contra uma organização criminosa transnacional de origem chinesa, conhecida como Outsider Enterprise. A rede é acusada de utilizar o Gemini para desenvolver plataformas fraudulentas na internet. Os alvos incluíam imitações de serviços oficiais da própria tecnológica, como o YouTube, além de páginas falsas de entidades governamentais dos Estados Unidos.

A operação legal foi coordenada com autoridades federais, operadoras de telecomunicações e representantes do congresso norte-americano. Com o intuito de travar de imediato os danos, a empresa avançou com um pedido de ordem de restrição para cessar todas as atividades da rede criminosa. O impacto do golpe gerou prejuízos na ordem dos milhões de euros e afetou centenas de milhares de vítimas.

A escala massiva da infraestrutura fraudulenta

Segundo os detalhes avançados pelo The New York Times, os números da operação revelam uma estrutura altamente organizada. O grupo Outsider Enterprise terá criado cerca de 9.000 sites falsos e mais de 1 milhão de endereços eletrónicos fraudulentos. A rede utilizou as ferramentas de inteligência artificial para automatizar e escalar os ataques.

Em apenas duas semanas, a organização conseguiu espalhar 2,5 milhões de mensagens contendo hiperligações para as páginas falsas. Desse volume, pelo menos 55.000 mensagens de spam foram reportadas e sinalizadas diretamente por utilizadores do sistema operativo Android. O Google escusou-se a detalhar que medidas internas foram aplicadas para mitigar a exploração da sua plataforma de IA neste caso.

Pressão política para regulamentação nos EUA

A gravidade do incidente motivou uma reação forte de figuras políticas. O congressista Brian Fitzpatrick defendeu que este cenário ultrapassa o conceito tradicional de correio eletrónico não solicitado, tratando-se de crime organizado transnacional focado nos dispositivos móveis dos cidadãos.

A tecnológica está a aproveitar a visibilidade deste processo judicial para exercer pressão junto dos legisladores em Washington. O objetivo é acelerar a aprovação de sete projetos de lei bipartidários criados para combater burlas com base em inteligência artificial, com destaque para diplomas focados na proteção de cidadãos seniores e estratégias nacionais de segurança digital.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech