
O cientista John Jumper, que partilhou recentemente um Prémio Nobel da Química pelo seu trabalho com inteligência artificial, anunciou a sua saída da Google DeepMind para se juntar à rival Anthropic. Esta transição acontece após quase nove anos de dedicação à gigante tecnológica, marcando uma perda significativa para a equipa original.
Numa publicação partilhada na rede social X, o investigador expressou a sua gratidão, destacando que o diretor executivo da empresa, Demis Hassabis, assumiu um risco considerável ao permitir que liderasse a equipa do projeto AlphaFold apenas seis meses depois de concluir o seu doutoramento.
A despedida de um ambiente de inovação
Jumper enalteceu o tempo passado na empresa, referindo que toda a equipa lhe ensinou imenso sobre como produzir ciência de grande qualidade. O cientista fez questão de sublinhar que o seu antigo local de trabalho é um espaço especial e que continuará entusiasmado para acompanhar as futuras descobertas que os seus agora ex-colegas venham a concretizar.
A relevância do trabalho de Jumper na indústria atingiu o seu pico máximo em 2024, quando venceu o Prémio Nobel ao lado de Hassabis. O galardão foi atribuído pelo desenvolvimento do modelo capaz de prever a estrutura tridimensional das proteínas com base nas suas sequências genéticas, uma verdadeira revolução para a biologia e para a medicina.
Uma onda de saídas que afeta os grandes projetos
Além do seu papel crucial no AlphaFold, informações indicam que o cientista era um elemento fundamental na equipa focada no desenvolvimento de ferramentas de programação. Curiosamente, esta é uma área onde a empresa tem sentido dificuldades em conseguir vender as soluções ao mercado empresarial.
Esta mudança surge num contexto de outras transferências de peso no setor tecnológico. Na mesma semana, o cofundador da Character AI, Noam Shazeer, também revelou a sua saída da mesma divisão da empresa norte-americana, embora com um destino diferente, tendo optado por integrar os quadros da OpenAI.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!