O conhecido criador de conteúdos Zack "Asmongold" Hoyt enfrentou a suspensão de um dos seus canais na Twitch. Segundo avançou o Kotaku, a sanção foi aplicada na sequência de uma violação das diretrizes comunitárias da plataforma, que é detida pela Amazon. A penalização surge poucos dias após uma transmissão onde o streamer defendeu o uso de força letal, inclusivamente contra crianças, para travar a entrada ilegal de pessoas num país.
A origem da polémica
O incidente teve lugar quando Asmongold reagia em direto a um vídeo do criador de conteúdos de direita Nick Shirley, que documentava a imigração de Marrocos para Espanha. Durante o acompanhamento das imagens, Hoyt leu e concordou com um comentário do chat que sugeria resolver a situação a tiro.
A sua resposta deixou pouca margem para dúvidas. "É o que eu faria", afirmou durante a transmissão. "Acho que deveriam simplesmente alvejá-los. Como já disse antes, sei que pode soar a 'Oh, não devias fazer isso', mas acho que deveriam fazer isso."
A justificação escalou quando confrontado com a ideia de atingir menores de idade. Nas palavras do próprio: "Alvejar uma criança de oito anos? Bem, quero dizer, se tiveres que o fazer, sim, claro. Não é que queiras, mas preferias alvejar uma criança de oito anos ou ter 50 pessoas a entrar no teu país e a atacar e matar as tuas crianças de oito anos? Sim, claro que se resume a isso." Hoyt reiterou que não se deixaria levar por "culpa emocional", sublinhando que estaria disposto a atingir qualquer pessoa, incluindo mulheres e crianças, para travar a imigração.
Histórico de suspensões e impacto
Apesar da coincidência temporal, a Twitch ainda não clarificou qual o segmento exato das recentes transmissões que motivou a suspensão. Esta falta de detalhe oficial não apaga o histórico controverso do criador na plataforma.
Em abril deste ano, Asmongold já tinha sido banido durante uma semana inteira por declarar que não se importava com as opiniões de "terceiro-mundistas analfabetos". Anteriormente, em 2024, também perdeu o acesso à sua conta após comentários relacionados com o genocídio de palestinianos, confessando na altura aos seus espectadores que se estava a transformar na "versão mais maldosa, rude, insensível e psicopata" de si mesmo.
O padrão de retórica racista tem gerado aprovação em certos nichos extremistas. Nick Fuentes, nacionalista branco e negacionista do Holocausto, já se referiu publicamente a Hoyt como um grande aliado.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!