1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Virus da PSP


Nos últimos meses, em Portugal, cada vez mais existem ocorrências de um vírus alegadamente da PSP.


Este vírus alega que o utilizador terá efectuado o download de conteúdo pirata ou acedido a material de pedofilia, devendo ser pago uma determinada quantia para restaurar o acesso.


Obviamente trata-se de um esquema, mas o vírus causa com que o acesso ao computador fique restringido, bloqueando o login, atalhos e qualquer tarefa do Windows. Então como resolver este problema?


Em primeiro lugar fica o alerta que existem diversas variantes deste vírus, pelo que o tutorial em seguida indicado poderá ou não funcionar corretamente. Vamos então começar.



1º Inicie o Windows em Modo de Segurança. Para tal, durante o arranque do mesmo pressione a tecla F8, selecionando a respectiva opção de arranque.


2º Assim que o Windows se encontrar em Modo de segurança, tem te aceder a partir da conta “Administrador”. Caso não possua esta conta, poderá aceder igualmente pela conta de utilizador que regularmente utiliza, embora o vírus possa ser executado em certos casos.


3º Pressione o atalho “WIN”+”R”, sendo que na caixa de dialogo escreva “msconfig” (sem aspas). Deverá ser aberta uma nova janela.



4º Nesta janela clique sobre a aba “Serviços” e selecione a opção “Ocultar todos os serviços da Microsoft”. Em seguida clique em “Desactivar Todos”.



5º Na mesma janela, aceda à aba “Iniciar(Startup)” e, mais uma vez, clique em “Desactivar Todos”.



Para finalizar reinicie o computador e verifique se o problema se encontra resolvido. Após esta verificação recomendamos que inicie uma pesquisa por um bom antivírus, como o Avast ou AVG.


É igualmente recomendado que elimine os ficheiros relativos ao vírus, se possível, sendo que, neste caso, deverá verificar manualmente a localização destes ficheiros, a partir da opção referida no ponto “5”, verificando por entradas suspeitas no arranque. O vírus deverá utilizar um nome suspeito, nomeadamente letras e numeros diferenciados ou nomes de empresas conhecidas.



No caso dos passos indicados em cima não eliminarem o problema, poderá tentar a aplicação “Kaspersky Rescue Disk 10”. Esta permite executar uma analise ao seu sistema a partir do boot do sistema, não necessitando de iniciar o Windows.


Para tal:


1º Efectue o download do ISO da ferramenta em http://rescuedisk.kaspersky-labs.com/rescuedisk/updatable/kav_rescue_10.iso


2º A partir de um computador não-infectado, grave este ficheiro num CD ou DVD. Note que deverá gravar o ISO e não “copiar/colar” o ficheiro no CD/DVD. Utilize um programa de gravação, como o Nero ou o CDBurnerXP - http://cdburnerxp.se/ .


3º Após a gravação reinicie o computador. Aceda à BIOS da sua motherboard e verifique se a drive de CD/DVD se encontra no topo da lista de arranque. Guarde as definições da BIOS, coloque o CD na drive e reinicie o computador.


O antivírus deverá ser automaticamente iniciado, bastando iniciar manualmente a pesquisa.


Alguma dúvida basta criar o seu tópico no fórum.


Espero que ajude! 



Última edição por DJPRMF em Ter 14 maio 2013 - 20:12, editado 3 vez(es)

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?
DJPRMF

Mensagem Ter 14 maio 2013 - 20:12 por DJPRMF (Conectado)

Boas,


Veja atentamente o final do topico. Wink


Cumps

avatar

Mensagem Qua 15 maio 2013 - 17:16 por CSCFM

Ola! Alguem por aqui q me possa ajudar? Eu apanhei esse virus e estava a tentar tira-lo mas estou c uma duvida! Eu entro no modo de segurança mas n me aparece nada a dizer administrador ou utilizador. Clico onde? Eu sou mesmo toto nisto ..lol


Em cima diz "reparar o seu computador" e dps em baixo diz "modo de segurança" "modo de segurança com rede" "Modo de segurança com linha de comandos" clico em modo de segurança e dps e q faço o atalho win+R ??


Desde ja obrigada pelas ajudas

avatar

Mensagem Qua 15 maio 2013 - 17:22 por CSCFM

Bem...estava com medo mas experimentei e entrei no modo de segurança. Como não tenho administrados entrei no pc normalmente. Coloquei a minha pass e entrei mas o pc automaticamente reiniciou e entrou novamente no virus! Como é q faço? Alguem me pode ajudar?Obrigada!

DJPRMF

Mensagem Qua 15 maio 2013 - 17:35 por DJPRMF (Conectado)

CSCFM, leia o final do tópico para quando não consegue aceder ao Modo de Segurança

Anonymous

Mensagem Sex 24 maio 2013 - 11:09 por Bonovox

Excelente! resolveu o meu problema Smile

Anonymous

Mensagem Sáb 8 Jun 2013 - 15:22 por JG1

Fiz exatamente como está no inicio mas não resultou, aproveitei e o msconfig e fiz o restauro do sistema e agora está OK!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech