1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Virus da PSP


Nos últimos meses, em Portugal, cada vez mais existem ocorrências de um vírus alegadamente da PSP.


Este vírus alega que o utilizador terá efectuado o download de conteúdo pirata ou acedido a material de pedofilia, devendo ser pago uma determinada quantia para restaurar o acesso.


Obviamente trata-se de um esquema, mas o vírus causa com que o acesso ao computador fique restringido, bloqueando o login, atalhos e qualquer tarefa do Windows. Então como resolver este problema?


Em primeiro lugar fica o alerta que existem diversas variantes deste vírus, pelo que o tutorial em seguida indicado poderá ou não funcionar corretamente. Vamos então começar.



1º Inicie o Windows em Modo de Segurança. Para tal, durante o arranque do mesmo pressione a tecla F8, selecionando a respectiva opção de arranque.


2º Assim que o Windows se encontrar em Modo de segurança, tem te aceder a partir da conta “Administrador”. Caso não possua esta conta, poderá aceder igualmente pela conta de utilizador que regularmente utiliza, embora o vírus possa ser executado em certos casos.


3º Pressione o atalho “WIN”+”R”, sendo que na caixa de dialogo escreva “msconfig” (sem aspas). Deverá ser aberta uma nova janela.



4º Nesta janela clique sobre a aba “Serviços” e selecione a opção “Ocultar todos os serviços da Microsoft”. Em seguida clique em “Desactivar Todos”.



5º Na mesma janela, aceda à aba “Iniciar(Startup)” e, mais uma vez, clique em “Desactivar Todos”.



Para finalizar reinicie o computador e verifique se o problema se encontra resolvido. Após esta verificação recomendamos que inicie uma pesquisa por um bom antivírus, como o Avast ou AVG.


É igualmente recomendado que elimine os ficheiros relativos ao vírus, se possível, sendo que, neste caso, deverá verificar manualmente a localização destes ficheiros, a partir da opção referida no ponto “5”, verificando por entradas suspeitas no arranque. O vírus deverá utilizar um nome suspeito, nomeadamente letras e numeros diferenciados ou nomes de empresas conhecidas.



No caso dos passos indicados em cima não eliminarem o problema, poderá tentar a aplicação “Kaspersky Rescue Disk 10”. Esta permite executar uma analise ao seu sistema a partir do boot do sistema, não necessitando de iniciar o Windows.


Para tal:


1º Efectue o download do ISO da ferramenta em http://rescuedisk.kaspersky-labs.com/rescuedisk/updatable/kav_rescue_10.iso


2º A partir de um computador não-infectado, grave este ficheiro num CD ou DVD. Note que deverá gravar o ISO e não “copiar/colar” o ficheiro no CD/DVD. Utilize um programa de gravação, como o Nero ou o CDBurnerXP - http://cdburnerxp.se/ .


3º Após a gravação reinicie o computador. Aceda à BIOS da sua motherboard e verifique se a drive de CD/DVD se encontra no topo da lista de arranque. Guarde as definições da BIOS, coloque o CD na drive e reinicie o computador.


O antivírus deverá ser automaticamente iniciado, bastando iniciar manualmente a pesquisa.


Alguma dúvida basta criar o seu tópico no fórum.


Espero que ajude! 



Última edição por DJPRMF em Ter 14 maio 2013 - 20:12, editado 3 vez(es)

DJPRMF

Mensagem Ter 14 maio 2013 - 20:12 por DJPRMF

Boas,


Veja atentamente o final do topico. Wink


Cumps

avatar

Mensagem Qua 15 maio 2013 - 17:16 por CSCFM

Ola! Alguem por aqui q me possa ajudar? Eu apanhei esse virus e estava a tentar tira-lo mas estou c uma duvida! Eu entro no modo de segurança mas n me aparece nada a dizer administrador ou utilizador. Clico onde? Eu sou mesmo toto nisto ..lol


Em cima diz "reparar o seu computador" e dps em baixo diz "modo de segurança" "modo de segurança com rede" "Modo de segurança com linha de comandos" clico em modo de segurança e dps e q faço o atalho win+R ??


Desde ja obrigada pelas ajudas

avatar

Mensagem Qua 15 maio 2013 - 17:22 por CSCFM

Bem...estava com medo mas experimentei e entrei no modo de segurança. Como não tenho administrados entrei no pc normalmente. Coloquei a minha pass e entrei mas o pc automaticamente reiniciou e entrou novamente no virus! Como é q faço? Alguem me pode ajudar?Obrigada!

DJPRMF

Mensagem Qua 15 maio 2013 - 17:35 por DJPRMF

CSCFM, leia o final do tópico para quando não consegue aceder ao Modo de Segurança

Anonymous

Mensagem Sex 24 maio 2013 - 11:09 por Bonovox

Excelente! resolveu o meu problema Smile

 

 

Anonymous

Mensagem Sáb 8 Jun 2013 - 15:22 por JG1

Fiz exatamente como está no inicio mas não resultou, aproveitei e o msconfig e fiz o restauro do sistema e agora está OK!

Ir à página : Anterior  1, 2

Comentar





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech