James Stevenson, diretor de comunidade e marketing da Insomniac, criticou fortemente o impacto das redes sociais na saúde mental dos criadores de videojogos, recomendando que a sua equipa se afaste destas plataformas. A reação surge através de uma publicação no X, em resposta à onda de negatividade gerada pelas recentes antevisões do novo jogo do estúdio para a consola da Sony.
O aguardado título da Marvel, considerado o maior lançamento first-party do ano, revelou-se uma experiência de ação mais linear. Ao contrário do mundo aberto explorado na série Spider-Man, a nova aventura de Logan aposta num formato tradicional de hack and slash dividido por níveis. Esta abordagem remete para os videojogos do início dos anos 2000 e replica a receita das melhores adaptações da personagem feitas até hoje.
Críticas focadas em estereótipos modernos
Apesar de a mecânica clássica ser intencional, a resposta online centrou-se em memes e críticas destrutivas. Algumas publicações, que acumularam milhões de visualizações na plataforma, focaram-se em estereótipos modernos dos títulos AAA sobre a dificuldade. Um dos pontos mais visados foi um confronto com um Sentinel, ridicularizado por se assemelhar a combates de chefes de gerações antigas.
Perante este cenário, o porta-voz do estúdio assumiu uma postura de defesa direta. "Acho que a forma selvagem como este algoritmo amplifica e força a negatividade sobre nós faz-me reconsiderar a minha filosofia de dizer aos programadores para olharem ou publicarem aqui", afirmou Stevenson. "É um ataque implacável que não consigo acreditar que seja bom para a saúde mental de ninguém."
O ciclo de negatividade na indústria
Esta situação sublinha um padrão crescente na comunidade, onde o desdém preventivo por um lançamento se tornou num evento em si próprio. O ano de 2026 já tinha iniciado de forma idêntica com a rejeição de Highguard, um título live service que sofreu fortes penalizações mediáticas por ter recebido destaque excessivo.
Nas redes atuais, que recompensam reações rápidas e frequentemente de má-fé, o conteúdo reativo ganha tração imediata. A proteção das equipas de desenvolvimento perante estas dinâmicas mediáticas apresenta-se como um novo desafio central para as grandes produtoras, num mercado cada vez mais focado na partilha de opiniões extremadas.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!