1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 1]

#1Upgrade de PC Empty Upgrade de PC - Sáb 5 Set 2026 - 20:30

Olá boa noite a todos. Queria pedir ajuda. O meu pc já está um pouco outdated e queria saber o que poderia mudar ou o que recomendavam mudar. Não quero nada de grandes perfomances mas queria melhorar um pouco porque ja sinto algumas quebras de vez em quando no pc! O meu pc é o seguinte:

Corsair Vengeance LPX DDR4 3200 PC4-25600 16GB 2X8GB CL16 Preta

AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz 32MB

PNY GeForce GTX 1660 SUPER Dual Fan 6GB GDDR6

Gigabyte B550M DS3H

Kingston NV1 Disco SSD 500GB PCIe NVMe

Corsair CX750M 750 W 80 Plus Bronze Semi-Modular

Tempest Gaming Liquid Cooler 120 RGB Kit de Refrigeração Líquida

Archer T5E Adaptador AC1200 Wi-Fi Bluetooth 4.2 PCIe

O que me sugerem mudar? Ainda para mais vem aí a Black Friday dentro de uns meses e queria aproveitar. Obrigado a todos desde já!

#2Upgrade de PC Empty Re: Upgrade de PC - Sáb 5 Set 2026 - 20:57

Boas Very Happy

O sistema em si não está propriamente "antigo", mas dependerá do que realizes. Estás a pensar realizar o upgrade de algo em particular? Ou será de tudo?

Penso que o processador seria o mais "importante" para já, e se esperar jogar, então a gráfica também merecia uma reforma Very Happy

Cumps


____________________________________________

TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#3Upgrade de PC Empty Re: Upgrade de PC - Sáb 5 Set 2026 - 21:07

Eu sou sincero... eu jogo apenas alguns jogos que não são nada demais... maioritariamente seria para League of Legends e por vezes um Minecraft com amigos. O objetivo nunca será aqueles jogos pesados. Eu procuro saber se preciso de trocar tudo ou se trocando algumas coisas já seria o suficiente para ter ainda melhor performance. Não queria gastar muito dinheiro mas lá está, depende do que for necessário.

#4Upgrade de PC Empty Re: Upgrade de PC - Sáb 5 Set 2026 - 21:22

Boas!

Para o que jogas (League of Legends e Minecraft) e com a ideia de gastar o mínimo possível, não precisas de trocar de PC nem entrar em grandes despesas.

A tua base é muito boa (a motherboard B550 e a fonte de 750W dão perfeitamente para aguentar componentes mais recentes). As quebras que sentes nesses jogos vêm quase de certeza do CPU e do disco.

Muda o Ryzen 5 3600 para um AMD Ryzen 5 5600 (costuma rondar os 100€–115€, ou menos na Black Friday). Se quiseres esticar um pouco mais o orçamento para ficar descansado durante muitos anos, o Ryzen 7 5700X3D é o topo para essa plataforma.

No disco, o Kingston NV1 de 500GB é um disco de entrada que, quando começa a ficar cheio (acima dos 70-80%), perde imensa velocidade e provoca pequenos congelamentos no Windows e nos jogos. Vale a pena meter um SSD NVMe M.2 de 1TB (ex: WD Black SN770, Lexar NM790 ou Kioxia Exceria). Mas eu ficaria primeiro no processador.

Vê tambem as temperaturas. Se está tudo dentro dos valores normais em idle e em jogo. Sobretudo do cpu.
Vê também a RAM. Se estiveres a atingir o limite,talvez compense também dar uma vista de olhos.

Dito isto, não vejo sinceramente necessidade de alterar muito mais. A menos que tenhas orçamento para isso e realmente pretendas...


____________________________________________

TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#5Upgrade de PC Empty Re: Upgrade de PC - Sáb 5 Set 2026 - 21:56

Muito obrigado amigo!
Como é que eu tenho uma ideia se as temperaturas estão corretas? E sim o pc está um pouco cheio, se calhar não ajuda...
Gráfica achas que vale a pena mudar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações TugaTechDiscord do TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechHost TugaTech