1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


pássaro a escapar de batida na janela

Milhares de aves estão atualmente a atravessar Portugal na sua habitual rota migratória sazonal, um fenómeno que motiva um alerta da SPEA-BirdLife para o perigo letal das superfícies envidraçadas e acrílicas. Segundo um estudo da organização de 2024, a taxa de mortalidade após o embate nestas estruturas no país atinge os 82%.

A proteção destas rotas migratórias é considerada vital para os animais que fazem escala no território português durante a viagem entre a Europa e África, bem como para as espécies que escolhem o país para passar o inverno.

Barreiras invisíveis no meio urbano

Para ajudar a quantificar a verdadeira dimensão deste problema, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves apela aos cidadãos para que registem os incidentes com aves através de um formulário dedicado. As colisões com vidros e acrílicos vitimam anualmente centenas de milhões de espécimes a nível global.

"O problema está em todo o lado, de grandes edifícios com fachadas espelhadas a barreiras acústicas em autoestradas, paragens de autocarro, campos de padel ou até janelas domésticas com vista para jardins", explica a organização. "Para as aves, a barreira de vidro é invisível, e por vezes reflete de forma exata o ambiente envolvente, incluindo o céu e vegetação, criando uma ilusão fatal".

A mitigação destes acidentes pode começar logo na fase de desenho arquitetónico dos edifícios. A recomendação principal passa por evitar o uso de superfícies espelhadas ou totalmente transparentes perto de áreas sensíveis, como ribeiras, zonas húmidas, parques e jardins. Nos casos em que o vidro tem de ser utilizado, a aplicação de películas ou de padrões visíveis constitui uma solução simples e eficaz.

Declínio das espécies e observação

O panorama internacional sublinha a urgência destas medidas. O relatório "State of the World’s Birds", publicado pela BirdLife International, aponta que 45% das espécies de aves migradoras está em declínio, com uma em cada nove a enfrentar o risco de extinção. Um exemplo da gravidade desta crise ocorreu em 2025, com a declaração de extinção do maçarico-de-bico-fino, a primeira extinção confirmada de uma ave na Eurásia continental e África em vários séculos.

Neste contexto de proteção e consciencialização, o país recebe durante este fim de semana, dias 3 e 4 de outubro, diversas iniciativas ligadas ao EuroBirdwatch 2026. O evento promove a observação e o rastreio do movimento migratório de norte a sul de Portugal, ajudando a monitorizar as espécies que procuram zonas mais quentes e locais adequados para nidificar.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações TugaTechDiscord do TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechHost TugaTech