PDCC escreveu:Alguns processadores têm controlador de memoria integrado, o que significa isto? É que um processador com isto tinha no máximo frequências de 1333 para a ram significa isto que não posso por mais do que esta frequência mesmo que a placa mãe o suporte?
Bom, resumindo e simplificando, cada placa-mãe tem um NorthBridge que é como um centro de comunicações. Trata-se de um pequeno chip que é responsável por comunicar com diversos componentes.
Neste caso, para as RAM´s comunicarem com o CPU, deve primeiro passar pelo NorthBridge, o que se traduz em alguma perda de desempenho.
Com os controladores de memoria implementados no CPU este processo é bastante mais rápido, o que se traduz num maior desempenho do sistema.
Quando se diz que os controladores tem como máximo a frequência de 1333 MHz, referem-se a velocidade maxima a que podem trabalhar. Caso as suas RAM´s trabalhe a mais de 1333 MHz, o controlador de memorias implementado no CPu deixa de fazer efeito e passa novamente a funcionar pelo northbridge...
Isso não impede de ter memorias com mais de 1333 MHz, mas se tiver estas não irão utilizar o controlador embutido no CPU...
Espero que tenha sido esclarecedor...