1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » CoinDCX: Hack milionário rouba 41 milhões de euros da maior exchange da Índia
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

CoinDCX: Hack milionário rouba 41 milhões de euros da maior exchange da Índia em Seg 21 Jul 2025 - 14:18

DJPRMF

CoinDCX

A CoinDCX, a maior plataforma de troca de criptomoedas da Índia, confirmou ter sido alvo de uma recente falha de segurança que resultou no desvio de milhões em ativos digitais. O ataque foi direcionado a uma das suas contas operacionais internas, mas a empresa garante que os fundos dos clientes não foram afetados.

Um ataque cirúrgico a uma conta interna

No passado sábado, numa publicação na rede social X, o cofundador e CEO da CoinDCX, Sumit Gupta, esclareceu que a conta comprometida era "usada exclusivamente para provisionamento de liquidez numa exchange parceira". O executivo fez questão de assegurar que o incidente não impactou as carteiras dos utilizadores e que todos os seus ativos permanecem seguros.

A notícia foi inicialmente avançada pelo investigador de segurança de criptoativos, ZachXBT, que reportou um desvio de aproximadamente 44.2 milhões de dólares (cerca de 41.1 milhões de euros). Segundo o investigador, o atacante utilizou o serviço Tornado Cash para financiar o endereço e, posteriormente, moveu parte dos fundos roubados da rede Solana para a Ethereum através de pontes (bridges).

A CoinDCX confirmou o montante da perda ao TechCrunch, detalhando que os fundos foram consolidados em 4,443 Ethereum e 155,830 Solana, que se encontram atualmente inativos. A empresa, que conta com mais de 16 milhões de utilizadores e está registada junto da Unidade de Inteligência Financeira do governo indiano, está a colaborar com a Equipa de Resposta a Emergências Informáticas da Índia (CERT-In) e com as plataformas parceiras para investigar o sucedido.

A resposta da CoinDCX: investigação e programa de recompensa

"O incidente foi rapidamente contido através do isolamento da conta operacional afetada", afirmou Gupta. "Uma vez que as nossas contas operacionais estão segregadas das carteiras dos clientes, a exposição limita-se a esta conta específica e a perda será totalmente absorvida por nós, a partir das nossas próprias reservas."

A empresa está a trabalhar com a exchange parceira para tentar bloquear e recuperar os ativos. Como medida adicional, a CoinDCX lançou um programa de "recompensa pela recuperação", oferecendo até 25% dos fundos recuperados a quem conseguir ajudar a rastrear e reaver as criptomoedas roubadas.

"Mais do que recuperar os fundos roubados, o importante para nós é identificar e capturar os atacantes, porque situações como esta não deveriam voltar a acontecer, nem connosco, nem com ninguém na indústria", salientou o CEO.

Um histórico preocupante no setor indiano

Esta notícia surge quase exatamente um ano após a gigante indiana WazirX ter sofrido uma violação massiva que resultou na perda de 230 milhões de dólares, quase metade das suas reservas, forçando a suspensão das negociações. De momento, não é claro se existe alguma ligação entre os dois incidentes.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech