1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Reino Unido prepara-se para proibir o pagamento de resgates de ransomware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Reino Unido prepara-se para proibir o pagamento de resgates de ransomware em Ter 22 Jul 2025 - 14:11

DJPRMF

hacker com bandeira do Reino Unido

O governo do Reino Unido está a planear uma nova legislação para proibir as organizações do setor público e de infraestruturas críticas de pagarem resgates a cibercriminosos após ataques de ransomware. A medida visa quebrar o modelo de negócio que alimenta estes ataques e proteger os serviços essenciais.

Setor público e infraestruturas críticas na mira da nova lei

A proposta de legislação abrangerá uma vasta lista de entidades, incluindo câmaras municipais, escolas e o Serviço Nacional de Saúde (NHS), que é financiado por fundos públicos. A intenção é tornar estes alvos menos atrativos para os grupos de ransomware, que têm vindo a intensificar a sua atividade.

"O ransomware tem um custo estimado de milhões de libras para a economia do Reino Unido todos os anos, com ataques recentes de grande visibilidade a destacarem os graves riscos operacionais, financeiros e até de vida", afirmou o governo do Reino Unido. "A proibição visará o modelo de negócio que alimenta as atividades dos cibercriminosos."

Dan Jarvis, o Ministro da Segurança, reforçou a determinação do governo: "Estamos determinados a esmagar o modelo de negócio dos cibercriminosos e a proteger os serviços de que todos dependemos. Ao trabalhar em parceria com a indústria para avançar com estas medidas, estamos a enviar um sinal claro de que o Reino Unido está unido na luta contra o ransomware".

Novas regras também para o setor privado

As empresas que não forem abrangidas pela proibição direta não ficarão isentas de novas responsabilidades. As novas medidas exigem que estas notifiquem o governo da sua intenção de efetuar um pagamento de resgate. O objetivo é receber orientação sobre se tais pagamentos poderiam violar leis relativas a transferências para grupos cibercriminosos sancionados, muitos dos quais baseados na Rússia.

Adicionalmente, está a ser desenvolvido um sistema de comunicação obrigatória para fornecer às autoridades policiais informações essenciais que permitam localizar os atacantes e apoiar as vítimas de forma mais eficaz.

Contexto de ameaça crescente

Esta decisão surge após uma consulta pública em janeiro, onde o governo propôs a proibição de pagamentos para todos os organismos do setor público e infraestruturas críticas. Tanto o Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC) como a Agência Nacional de Crime (NCA) consideram o ransomware a maior ameaça de cibercrime no Reino Unido, tratando-o como um risco para a segurança nacional.

Nos últimos anos, várias organizações britânicas de relevo foram vítimas de ataques devastadores, incluindo o NHS e a British Library. Mais recentemente, o gigante retalhista Marks & Spencer (M&S) sofreu uma violação em abril, onde um ataque com o encriptador DragonForce visou as suas máquinas virtuais, forçando a empresa a suspender encomendas online e causando um impacto significativo nas operações das suas 1.400 lojas. Outras empresas como o Co-op, que confirmou o roubo de dados de membros e ex-membros, e a Harrods, que foi forçada a restringir o acesso à internet após uma tentativa de intrusão, também figuram na lista de vítimas recentes.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech