1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Reparar carros elétricos é mais barato do que a gasolina, mas prepare-se para esperar
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Reparar carros elétricos é mais barato do que a gasolina, mas prepare-se para esperar em Sex 25 Jul 2025 - 13:07

DJPRMF

Mecânicos a repararem carro

A ideia de que a manutenção de um veículo elétrico pesa mais na carteira do que a de um carro a combustão está profundamente enraizada na mente dos consumidores. Contudo, um estudo recente vem deitar por terra esta perceção, revelando que, na prática, as reparações dos elétricos são mais económicas, embora apresentem um inconveniente significativo: o tempo de espera.

Um inquérito realizado pela CDK Global entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 confirmou que os proprietários de veículos elétricos partem do princípio que a sua manutenção será mais dispendiosa. No entanto, a realidade após as visitas à oficina conta uma história diferente.

Manutenção mais amiga da carteira, mas não para todos

Os dados mostram que a experiência real contraria as expectativas. Excluindo os proprietários de veículos da Tesla, 53% dos donos de carros elétricos afirmaram que a manutenção do seu veículo foi, de facto, mais barata do que a de um modelo equivalente a gasolina que possuíram anteriormente.

No universo da Tesla, a perceção de poupança é um pouco menor. Apenas 41% dos seus clientes sentiram que as reparações ficaram mais em conta em comparação com os veículos a combustão.

O grande senão: o tempo de imobilização na oficina

Apesar da boa notícia para o orçamento familiar, o estudo aponta um claro ponto fraco no ecossistema dos veículos elétricos: o tempo necessário para as reparações. Os proprietários de um Tesla relataram que tiveram de esperar, em média, mais 23% de tempo para reaver o seu carro da assistência, quando comparado com um veículo a gasolina.

Para os donos de elétricos de outras marcas, o cenário agrava-se, com os tempos de espera a serem 34% superiores.

David Thomas, diretor de marketing de conteúdo da CDK, expressou preocupação com esta tendência. "Sabemos que os concessionários estão preparados para a manutenção de veículos elétricos, mas as nossas descobertas mais recentes mostram que os proprietários estão a esperar mais tempo para ter os seus carros reparados e que são necessárias várias visitas para resolver o problema", explicou. Thomas alerta que "o facto de estes números estarem a piorar não é um bom sinal, uma vez que há mais veículos elétricos que não são da Tesla nas estradas do que nunca".

Os números corroboram esta afirmação. Em 2023, 40% dos veículos elétricos que necessitavam de uma intervenção podiam ser levantados no mesmo dia. Em 2024, essa percentagem caiu abruptamente para apenas 28%. Em contrapartida, a proporção de carros cuja reparação demorou até ao dia seguinte subiu de 21% para 29%.

Curiosamente, o estudo revela ainda que 85% dos proprietários de carros elétricos precisaram de se deslocar a um concessionário para reparações ou manutenção logo no primeiro ano de posse, mas apenas 13% tiveram de pagar por essa assistência, provavelmente devido à cobertura das garantias.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech