1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ciberataque paralisa capital do Minnesota e obriga a chamar a Guarda Nacional
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ciberataque paralisa capital do Minnesota e obriga a chamar a Guarda Nacional em Ter 29 Jul 2025 - 22:15

DJPRMF

Minnesota

Um severo ciberataque paralisou a cidade de Saint Paul, a capital do estado do Minnesota, nos Estados Unidos, levando o Governador Tim Walz a tomar a medida drástica de ativar a Guarda Nacional para combater a ameaça digital. O ataque, que começou na passada sexta-feira, causou perturbações generalizadas e forçou a intervenção a um nível estatal e federal.

Serviços essenciais afetados

Apesar de os serviços de emergência, como polícia e bombeiros, não terem sido afetados, o impacto do incidente digital fez-se sentir em toda a cidade. Os sistemas de pagamentos online ficaram indisponíveis e vários serviços em bibliotecas e centros recreativos foram temporariamente suspensos.

Num comunicado oficial, a cidade de Saint Paul pediu paciência aos seus cidadãos: "Embora muitos serviços da cidade permaneçam disponíveis, alguns podem ser temporariamente atrasados ou interrompidos devido ao acesso limitado ao sistema. Agradecemos a vossa paciência e compreensão enquanto trabalhamos para restaurar totalmente os sistemas".

Recurso à Guarda Nacional foi inevitável

O ataque persistiu durante o fim de semana, com a sua complexidade e escala a ultrapassarem as capacidades de resposta da equipa interna da cidade e dos fornecedores de cibersegurança contratados. A situação levou a cidade a solicitar formalmente a ajuda especializada das forças militares.

"Os oficiais de St. Paul têm trabalhado sem parar desde a descoberta do ciberataque, em estreita coordenação com os Serviços de Tecnologia da Informação do Minnesota e um fornecedor externo de cibersegurança. Infelizmente, a escala e a complexidade deste incidente excederam as capacidades de resposta internas e comerciais", pode ler-se numa ordem executiva de emergência assinada na terça-feira.

A decisão de recorrer à equipa de proteção cibernética da Guarda Nacional do Minnesota visa garantir a continuidade dos serviços vitais para os mais de 311.000 habitantes da segunda maior cidade do estado, enquanto as equipas trabalham para mitigar os danos e restaurar a normalidade.

O Governador Tim Walz reforçou o compromisso do estado em resolver a situação. "Estamos empenhados em trabalhar ao lado da cidade de Saint Paul para restaurar a cibersegurançatão rapidamente quanto possível", afirmou. "As forças cibernéticas da Guarda Nacional do Minnesota irão colaborar com as autoridades municipais, estatais e federais para resolver a situação e mitigar os impactos duradouros", concluiu o governador.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech