1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Minnesota

Um severo ciberataque paralisou a cidade de Saint Paul, a capital do estado do Minnesota, nos Estados Unidos, levando o Governador Tim Walz a tomar a medida drástica de ativar a Guarda Nacional para combater a ameaça digital. O ataque, que começou na passada sexta-feira, causou perturbações generalizadas e forçou a intervenção a um nível estatal e federal.

Serviços essenciais afetados

Apesar de os serviços de emergência, como polícia e bombeiros, não terem sido afetados, o impacto do incidente digital fez-se sentir em toda a cidade. Os sistemas de pagamentos online ficaram indisponíveis e vários serviços em bibliotecas e centros recreativos foram temporariamente suspensos.

Num comunicado oficial, a cidade de Saint Paul pediu paciência aos seus cidadãos: "Embora muitos serviços da cidade permaneçam disponíveis, alguns podem ser temporariamente atrasados ou interrompidos devido ao acesso limitado ao sistema. Agradecemos a vossa paciência e compreensão enquanto trabalhamos para restaurar totalmente os sistemas".

Recurso à Guarda Nacional foi inevitável

O ataque persistiu durante o fim de semana, com a sua complexidade e escala a ultrapassarem as capacidades de resposta da equipa interna da cidade e dos fornecedores de cibersegurança contratados. A situação levou a cidade a solicitar formalmente a ajuda especializada das forças militares.

"Os oficiais de St. Paul têm trabalhado sem parar desde a descoberta do ciberataque, em estreita coordenação com os Serviços de Tecnologia da Informação do Minnesota e um fornecedor externo de cibersegurança. Infelizmente, a escala e a complexidade deste incidente excederam as capacidades de resposta internas e comerciais", pode ler-se numa ordem executiva de emergência assinada na terça-feira.

A decisão de recorrer à equipa de proteção cibernética da Guarda Nacional do Minnesota visa garantir a continuidade dos serviços vitais para os mais de 311.000 habitantes da segunda maior cidade do estado, enquanto as equipas trabalham para mitigar os danos e restaurar a normalidade.

O Governador Tim Walz reforçou o compromisso do estado em resolver a situação. "Estamos empenhados em trabalhar ao lado da cidade de Saint Paul para restaurar a cibersegurançatão rapidamente quanto possível", afirmou. "As forças cibernéticas da Guarda Nacional do Minnesota irão colaborar com as autoridades municipais, estatais e federais para resolver a situação e mitigar os impactos duradouros", concluiu o governador.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech