1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft lança MAI-Image-1, a sua nova IA para desafiar a OpenAI e Google na criação de imagens
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft lança MAI-Image-1, a sua nova IA para desafiar a OpenAI e Google na criação de imagens em Ter 14 Out 2025 - 10:00

DJPRMF

Microsoft modelos de IA

Durante os últimos anos, a Microsoft tem dependido fortemente dos modelos de Inteligência Artificial da OpenAI para potenciar os seus produtos e serviços. Com exceção da família de modelos mais pequenos, a Phi, a gigante tecnológica não tinha desenvolvido grandes modelos próprios. No entanto, em agosto, a empresa surpreendeu o mercado ao anunciar os seus dois primeiros modelos de IA internos: o MAI-Voice-1 e o MAI-1-preview.

Agora, a Microsoft apresenta o seu terceiro modelo de IA desenvolvido em casa, o MAI-Image-1. Trata-se de um modelo de geração de imagem que chega para competir diretamente com o gpt-image-1 da OpenAI e os modelos Gemini/Imagen da Google.

Criado a pensar nos criadores

A Microsoft afirmou que treinou o novo modelo MAI-Image-1 com o objetivo de entregar valor genuíno aos criadores de conteúdo. A equipa focou-se especificamente em evitar que o modelo produzisse resultados repetitivos ou excessivamente estilizados. Para tal, priorizou uma seleção de dados rigorosa e uma avaliação detalhada e focada em tarefas específicas. A empresa alega ainda que o MAI-Image-1 tem um desempenho superior na geração de imagens fotorrealistas e paisagens.

Outro ponto destacado pela tecnológica é a velocidade. Este novo modelo é significativamente mais rápido em comparação com outros grandes modelos no mercado. A empresa acredita que os utilizadores conseguirão gerar as imagens que desejam mais depressa e iterar sobre elas de forma mais célere.

A estreia no campo de batalha da IA

Na LMArena's Image Arena, uma plataforma aberta para benchmarking de IA impulsionada pela comunidade, o MAI-Image-1 da Microsoft estreou-se na nona posição. Embora possa não parecer um feito notável à primeira vista, representa uma conquista sólida para um modelo de primeira geração desenvolvido inteiramente dentro de portas. Atualmente, empresas como a ByteDance, OpenAI, Google e Tencent estão à frente da Microsoft na tabela de classificação.

Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI, mencionou numa publicação no X (antigo Twitter) que a equipa continuará a refinar o modelo para subir na classificação, mostrando a ambição da empresa em competir de igual para igual neste mercado cada vez mais concorrido.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech