1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Geração Z e Millennials estão a inflacionar o mercado de smartphones: um estudo explica porquê
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Geração Z e Millennials estão a inflacionar o mercado de smartphones: um estudo explica porquê em Seg 3 Nov 2025 - 12:21

DJPRMF

Jovens com smartphones

Se tem notado que os telemóveis estão cada vez mais caros, não é apenas impressão sua. Um novo estudo da consultora IDC revela que o preço médio de um smartphone disparou 37,2% desde 2020, e os principais impulsionadores desta tendência são os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 35 anos.

Esta faixa etária já representa 65,3% dos compradores de equipamentos de gama média-alta, um segmento que cresceu de uma quota de 21,5% em 2020 para 30,5% na primeira metade de 2025. Mas o que procuram estes jovens num novo telemóvel e o que os leva a investir mais?

Carteiras mais flexíveis e otimismo no futuro

Ao contrário das gerações mais velhas (36 a 60 anos), que ainda preferem maioritariamente o pagamento a pronto (57,5%), os mais novos estão a tirar partido das novas modalidades de pagamento. Embora a compra a pronto ainda lidere (46%), são as opções de pagamento a prestações sem juros (29%) e os planos de retoma (25%) que mais têm crescido junto deste público.

Este comportamento é justificado por um maior otimismo em relação ao seu futuro financeiro, o que os torna mais confortáveis para investir em equipamentos mais caros e tecnologicamente avançados.

A câmara, a IA e o ecossistema são os novos reis

Se antes o processador era o fator decisivo na compra de um novo smartphone, as prioridades dos jovens consumidores mudaram. Embora a tecnologia do chipset continue a ser importante (41%), são as capacidades fotográficas (39%), as funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) (35%) e a conectividade com o ecossistema de dispositivos (32%) que mais ganharam peso na decisão de compra.

Esta mudança está diretamente ligada a um estilo de vida mais exigente e digital. Cerca de 71% destes utilizadores afirmam que usam vídeos curtos e fotos para se expressarem nas redes sociais, com 32,5% a utilizar as funcionalidades de câmara do telemóvel quase todos os dias. Plataformas como o TikTok e o Instagram transformaram a autoexpressão, que passou do tradicional "texto" para uma comunicação mais visual e imersiva à base de "imagem + som".

A IA também já faz parte do quotidiano, com 29% dos jovens a recorrer a estas funcionalidades quase diariamente. Os mais novos (18-25 anos) valorizam assistentes de IA para tarefas como tradução em tempo real (57%), enquanto a faixa dos 26 aos 35 anos dá prioridade a ferramentas de IA que aumentem a eficiência no trabalho (50%). No entanto, um ponto une todos: a preocupação com a segurança e a privacidade dos dados pessoais é um fator crucial para 45% de todos os inquiridos.

Estes dados fazem parte de um estudo detalhado da IDC, em colaboração com a OPPO, que analisa as novas tendências do mercado de smartphones.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech