1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple vai pagar à Google mil milhões de dólares para usar o Gemini e salvar a Siri
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple vai pagar à Google mil milhões de dólares para usar o Gemini e salvar a Siri em Qui 6 Nov 2025 - 12:17

DJPRMF

Apple e Gemini com dinheiro

Esta semana, surgiram indicações de que a Apple estaria a recorrer à Google para integrar o Gemini na Siri. Agora, novos detalhes confirmam a dimensão dessa parceria. A Apple planeia pagar 1000 milhões de dólares por ano à Alphabet, a empresa-mãe da Google, para ganhar acesso a um modelo de Inteligência Artificial (IA) ultra-potente com 1.2 biliões de parâmetros, que servirá de motor para a assistente de voz Siri.

Siri com motor Google

O modelo Gemini da Google será utilizado pela Apple especificamente para alimentar as funções de resumo e planeamento da assistente. Estas funções são capazes de sintetizar informação complexa e executar tarefas multifacetadas. A estratégia da Apple passa por tratar a Google como um fornecedor "nos bastidores", o que significa que os utilizadores do iPhone nunca saberão que a gigante de Cupertino depende da criadora do Android para potenciar a sua IA.

Este sistema Gemini personalizado de 1.2 biliões de parâmetros representa um avanço significativo face ao modelo de 150 mil milhões de parâmetros que a Apple Intelligence utiliza atualmente na cloud.

Segundo informações avançadas pela Bloomberg, o modelo da Google será executado nos próprios servidores Private Cloud Compute da Apple, o que garante que funcionará de forma separada da infraestrutura da Google.

Uma solução temporária

A nova assistente de voz, planeada para o iOS 26.4, tem o nome de código interno "Linwood". Todo o esforço para corrigir a Siri com um modelo de terceiros é conhecido internamente como "Glenwood".

Espera-se que a nova Siri seja lançada na próxima primavera. A utilização do Gemini é vista como uma solução provisória, com a Apple a admitir que ficou para trás na corrida da IA.

A Apple está, alegadamente, a trabalhar no seu próprio modelo de 1 bilião de parâmetros baseado na cloud, que espera ter pronto para aplicações de consumo já no próximo ano, podendo eventualmente substituir o Gemini.

É importante notar que a Siri alimentada pelo Gemini não deverá estar disponível na China, devido à proibição local das ofertas da Google. Nesse mercado, a Apple deverá recorrer a modelos internos complementados por um filtro desenvolvido pela Alibaba, estando também a analisar uma potencial parceria com a Baidu.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech