
Esta semana, surgiram indicações de que a Apple estaria a recorrer à Google para integrar o Gemini na Siri. Agora, novos detalhes confirmam a dimensão dessa parceria. A Apple planeia pagar 1000 milhões de dólares por ano à Alphabet, a empresa-mãe da Google, para ganhar acesso a um modelo de Inteligência Artificial (IA) ultra-potente com 1.2 biliões de parâmetros, que servirá de motor para a assistente de voz Siri.
Siri com motor Google
O modelo Gemini da Google será utilizado pela Apple especificamente para alimentar as funções de resumo e planeamento da assistente. Estas funções são capazes de sintetizar informação complexa e executar tarefas multifacetadas. A estratégia da Apple passa por tratar a Google como um fornecedor "nos bastidores", o que significa que os utilizadores do iPhone nunca saberão que a gigante de Cupertino depende da criadora do Android para potenciar a sua IA.
Este sistema Gemini personalizado de 1.2 biliões de parâmetros representa um avanço significativo face ao modelo de 150 mil milhões de parâmetros que a Apple Intelligence utiliza atualmente na cloud.
Segundo informações avançadas pela Bloomberg, o modelo da Google será executado nos próprios servidores Private Cloud Compute da Apple, o que garante que funcionará de forma separada da infraestrutura da Google.
Uma solução temporária
A nova assistente de voz, planeada para o iOS 26.4, tem o nome de código interno "Linwood". Todo o esforço para corrigir a Siri com um modelo de terceiros é conhecido internamente como "Glenwood".
Espera-se que a nova Siri seja lançada na próxima primavera. A utilização do Gemini é vista como uma solução provisória, com a Apple a admitir que ficou para trás na corrida da IA.
A Apple está, alegadamente, a trabalhar no seu próprio modelo de 1 bilião de parâmetros baseado na cloud, que espera ter pronto para aplicações de consumo já no próximo ano, podendo eventualmente substituir o Gemini.
É importante notar que a Siri alimentada pelo Gemini não deverá estar disponível na China, devido à proibição local das ofertas da Google. Nesse mercado, a Apple deverá recorrer a modelos internos complementados por um filtro desenvolvido pela Alibaba, estando também a analisar uma potencial parceria com a Baidu.










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