
A Google já tinha prometido que o Gemini iria substituir o Google Assistant como o assistente de IA de eleição no Android Auto, e, vários meses depois, parece que a atualização está finalmente a começar a aparecer nos painéis de bordo de alguns utilizadores.
Segundo o 9to5Google, vários utilizadores estão a reportar que o Gemini está a surgir no Android Auto. Não há ainda um anúncio oficial, mas parece ser uma atualização que a Google está a aplicar do lado do servidor para determinadas pessoas.
Como está a ser feita a transição
Não há nada que possa fazer para forçar a atualização; terá de ser paciente. Dito isto, a novidade parece exigir a versão 15.6 ou 15.7 do Android Auto e, aparentemente, está apenas disponível para quem utiliza a versão beta da aplicação, embora a Google não tenha especificado se algum destes requisitos é mandatório.
Assim que a atualização chegar ao seu telemóvel, da próxima vez que tentar iniciar o Google Assistant no Android Auto, verá um breve ecrã de introdução ao Gemini.
O que muda com a chegada do Gemini
O Gemini no Android Auto oferece praticamente a experiência completa que se obtém ao conversar com o assistente nas aplicações móveis ou na web. Trata-se de uma IA mais natural e conversacional e, como o Gemini Live está incluído, pode fazer perguntas de seguimento e até interrompê-lo.
Existem agora inúmeras aplicações Google ligadas ao Gemini, incluindo o Google Home e o Google Keep. Isto significa que pode, por exemplo, pedir ao Gemini para criar uma lista de ingredientes para uma receita no Google Keep e, em seguida, pedir direções para o supermercado local.
A Google já tinha demonstrado como algumas destas funcionalidades irão funcionar, e a atualização geral da IA é substancial. No entanto, alguns utilizadores estão a reportar que os apelidos (nicknames) dos contactos não estão a funcionar, pelo que é possível que algumas funcionalidades se percam na transição.
Esta novidade surge na sequência da recente grande atualização do Gemini para o Google Maps, que irá, naturalmente, ligar-se ao que vê no Android Auto. Pode usar a IA para fazer perguntas sobre locais no mapa, reportar incidentes de trânsito e obter direções mais precisas.