
O Firefox 145 já está disponível para download, trazendo um conjunto interessante de novidades focadas na privacidade, novas ferramentas para PDFs e o fim oficial do suporte para uma arquitetura clássica.
O adeus ao Linux 32-bit
A mudança de maior impacto nesta versão é o fim do suporte para sistemas Linux de 32 bits. A Mozilla já tinha avisado que o Firefox 144 seria a última versão compatível com estas máquinas. A partir do Firefox 145, todas as versões futuras exigirão uma configuração de 64 bits.
Para os utilizadores que não podem atualizar o seu sistema operativo, a Mozilla recomenda a utilização da versão Firefox Extended Support Release (ESR) 140, que continuará a receber patches de segurança até setembro de 2026.
Privacidade reforçada contra 'fingerprinting'
Para combater o rastreio por impressão digital (fingerprinting), o Firefox 145 introduz novas proteções de privacidade. A Mozilla afirma que estas defesas reduzem a percentagem de utilizadores vistos como únicos em quase 50% quando se utiliza a Navegação Privada ou se tem a Proteção Otimizada contra Monitorização definida como "Rigorosa".
Novidades no Windows e em PDFs
Se costuma trabalhar com PDFs no navegador, vai gostar de saber que agora é possível tomar notas diretamente no visualizador. Esta funcionalidade inclui uma nova barra lateral de comentários onde pode adicionar, editar e apagar as suas próprias anotações.
Para os utilizadores de Windows, poderá surgir um novo lançador no ambiente de trabalho que substitui o atalho existente. Este novo lançador iniciará o Firefox se estiver instalado; caso contrário, solicitará a sua instalação. A lógica da Mozilla é ajudar os utilizadores que adquirem um novo computador e sincronizam o seu antigo ambiente de trabalho através do OneDrive, encontrando um atalho do Firefox mas não o programa em si.
Outros ajustes e melhorias
Esta versão traz ainda outros refinamentos:
Agora pode pairar o rato sobre o nome de um grupo de separadores para ver uma pré-visualização dos separadores que este contém.
A funcionalidade "Copiar Link para Destaque" no menu de contexto permite criar um URL que direciona alguém para o texto específico que selecionou.
As palavras-passe guardadas podem agora ser acedidas e geridas diretamente a partir da barra lateral.
Para os programadores, o Firefox 145 adiciona suporte para a proposta Atomics.waitAsync em JavaScript e para o cabeçalho HTTP Integrity-Policy.
Os modelos de tradução locais são agora comprimidos usando Zstandard, o que reduz o seu tamanho de download e armazenamento na sua máquina.
Pode descarregar o Firefox 145 para Windows, macOS e Linux (64-bit).