1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Combustíveis: Gasolina dá alívio, mas gasóleo agrava na próxima semana
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Combustíveis: Gasolina dá alívio, mas gasóleo agrava na próxima semana em Sex 21 Nov 2025 - 12:50

DJPRMF

encher depósito de combustível

Se é condutor e o seu veículo é movido a gasolina, prepare-se para uma ligeira folga na carteira na próxima ida ao posto de abastecimento. Após três semanas consecutivas de aumentos no preço dos combustíveis, a tendência inverte-se finalmente para a gasolina. No entanto, o cenário não é tão animador para quem utiliza gasóleo, com uma nova subida prevista já para o início da próxima semana.

O que muda nos preços a 24 de novembro

A partir da próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a evolução dos preços nos postos nacionais seguirá sentidos opostos. As estimativas do setor apontam para uma descida de um cêntimo por litro no preço da gasolina simples. Em contrapartida, o gasóleo simples deverá sofrer um agravamento de três cêntimos por litro, mantendo a tendência de subida recente.

Caso estas previsões se confirmem, o preço médio da gasolina simples deverá fixar-se nos 1,724 euros por litro, enquanto o gasóleo passará para uma média de 1,639 euros por litro. É importante ressalvar que estes valores, avançados pelo ACP, têm por base os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) referentes a 20 de novembro e incluem os descontos das gasolineiras e as medidas fiscais em vigor. Naturalmente, o preço final na bomba pode variar, uma vez que os revendedores têm liberdade na fixação dos preços.

O peso dos impostos e o futuro do ISP

As medidas implementadas pelo Governo em 2022 para mitigar a escalada de preços continuam a ter um impacto significativo. Atualmente, a redução da carga fiscal (ISP) traduz-se num "desconto" de 19,2 cêntimos por litro na gasolina e de 17,6 cêntimos no gasóleo. Apesar do aumento do valor do ISP em três cêntimos este ano, a descida da taxa de carbono permitiu manter o equilíbrio fiscal sem alterações adicionais para o consumidor.

Contudo, o próximo ano poderá trazer desafios. Bruxelas tem vindo a exigir a Portugal o fim deste "bónus" no ISP. Se tal acontecer, e embora ainda não tenham sido anunciadas alterações oficiais, estima-se que o impacto possa chegar aos oito euros de encarecimento por depósito.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech