
Se é condutor e o seu veículo é movido a gasolina, prepare-se para uma ligeira folga na carteira na próxima ida ao posto de abastecimento. Após três semanas consecutivas de aumentos no preço dos combustíveis, a tendência inverte-se finalmente para a gasolina. No entanto, o cenário não é tão animador para quem utiliza gasóleo, com uma nova subida prevista já para o início da próxima semana.
O que muda nos preços a 24 de novembro
A partir da próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a evolução dos preços nos postos nacionais seguirá sentidos opostos. As estimativas do setor apontam para uma descida de um cêntimo por litro no preço da gasolina simples. Em contrapartida, o gasóleo simples deverá sofrer um agravamento de três cêntimos por litro, mantendo a tendência de subida recente.
Caso estas previsões se confirmem, o preço médio da gasolina simples deverá fixar-se nos 1,724 euros por litro, enquanto o gasóleo passará para uma média de 1,639 euros por litro. É importante ressalvar que estes valores, avançados pelo ACP, têm por base os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) referentes a 20 de novembro e incluem os descontos das gasolineiras e as medidas fiscais em vigor. Naturalmente, o preço final na bomba pode variar, uma vez que os revendedores têm liberdade na fixação dos preços.
O peso dos impostos e o futuro do ISP
As medidas implementadas pelo Governo em 2022 para mitigar a escalada de preços continuam a ter um impacto significativo. Atualmente, a redução da carga fiscal (ISP) traduz-se num "desconto" de 19,2 cêntimos por litro na gasolina e de 17,6 cêntimos no gasóleo. Apesar do aumento do valor do ISP em três cêntimos este ano, a descida da taxa de carbono permitiu manter o equilíbrio fiscal sem alterações adicionais para o consumidor.
Contudo, o próximo ano poderá trazer desafios. Bruxelas tem vindo a exigir a Portugal o fim deste "bónus" no ISP. Se tal acontecer, e embora ainda não tenham sido anunciadas alterações oficiais, estima-se que o impacto possa chegar aos oito euros de encarecimento por depósito.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!