1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Android e Google

Que a Google recolhe bastantes dados dos utilizadores não é novidade, mas um recente estudo realizado pelo professor Douglas Schmidt, da Vanderbilt University, demonstra exatamente a quantidade de informação que é enviada.

Apelidado de “Google Data Collection”, o estudo analisou os padrões de envios de dados para os servidores da Google, sendo que se confirmou um valor dez vezes superior ao que se regista em equipamentos da Apple – estando os dispositivos em standby.

Segundo o estudo, os smartphones Android enviam dados para os servidores da Google pelo menos 40 vezes por hora. Este resultado também surge numa altura em que a empresa se encontra envolvida em algumas noticias negativas, depois de ter sido descoberto que a recolha de dados de localização é realizada mesmo que esta funcionalidade esteja desligada.

dados do estudo sobre envio de dados android

Em mais detalhe, o estudo comprovou que mantendo o Chrome em segundo plano, são enviados mais de 900 amostras de dados para diversos servidores da Google. Desse valor, cerca de 35% (ou 14 amostras por hora) são dados relativos à localização.

Domínios e outras informações estatísticas relacionadas com publicidade representam 3% dos dados enviados no mesmo período, o que se deve sobretudo ao fato de o teste ter sido realizado com os equipamentos em standby apenas.

Os restantes 62% dos dados enviados dizem respeito a requisições da Play Store, upload de relatórios de falhas e outras informações associadas com serviços do Android. De relembrar que todos estes dados são recolhidos pela Google para manter um perfil dos utilizadores e poder apresentar algumas informações relacionadas com os mesmos. Por exemplo, através dos dados de localização é possível determinar se o utilizador se encontra num carro ou a andar.

Comparativamente aos iPhones, o número de envio de dados respeitantes à localização é até 50 vezes superior – comparando também com o navegador padrão da Apple. Isto deve-se em parte ao facto que o Safari não envia nenhuma informação a não ser que esteja a ser utilizado diretamente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech