1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google Chrome

Recentemente a Google começou a testar uma nova funcionalidade para o Chrome, que possui como objetivo reduzir o consumo de RAM do navegador durante a utilização regular.

Esta funcionalidade, apelidada de “Tab Freeze”, permite que o navegador “congele” as abas que não estejam a ser utilizadas, evitando assim que as mesmas permaneçam na memoria RAM e libertando o espaço. A funcionalidade será útil sobretudo para utilizadores que costumam ter várias abas abertas ao mesmo tempo, ou dezenas de páginas em segundo plano.

A funcionalidade, por enquanto, apenas se encontra disponível na versão Canary do Google Chrome, mas espera-se que chegue dentro dos próximos dias à versão Beta e depois estável do mesmo. Se costuma utilizar o Chrome Canary, pode desde já testar as novidades no seu sistema, seguindo o nosso guia:

1- Aceda à página de configurações de flags do Chrome, em “chrome://flags

2- Pesquise por “Tab Freeze”.

3- Na opção que surgir, sobre a caixa de seleção, seleccione a opção que pretende ativar. O padrão será “Disable”, sendo que a opção “Enable” possui também um conjunto de configurações adicionais – como a possibilidade de reactivar temporariamente as abas congeladas a cada 15 minutos.

abas congeladas google chrome

No final de realizar a alteração apenas necessita de reiniciar o navegador para verificar a novidade. Da próxima vez que tiver uma dezena de abas abertas em segundo plano o navegador irá começar automaticamente a “congelar” as mesmas e a libertar a memoria RAM.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech