1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google com chave perto do logo

A Google encontra-se a começar a disponibilizar suporte para passkeys em todas as contas da empresa, permitindo que os utilizadores tenham uma forma adicional de realizar o login, sem terem de usar senhas ou outros métodos de login.

De acordo com a empresa, o suporte a passkeys vai começar a ser adicionado a todos os dispositivos onde a empresa tenha uma aplicação, e para todos os utilizadores que tenham contas da Google. Estas passkeys encontram-se associadas com cada dispositivo, e são desbloqueadas pelos métodos tradicionais – PIN, reconhecimento facial ou outros meios de identificação biométrica.

As passkeys fornecem também mais segurança para os utilizadores, uma vez que dispensam o uso de senhas diretamente. Ou seja, nas plataformas que as suportam, os utilizadores podem realizar o login nas mesmas sem terem de usar senhas.

Na eventualidade de a entidade ser alvo de um ataque, não existem dados que possam ser roubados relativos a passwords. Ao mesmo tempo, também reduzem a necessidade dos utilizadores lembrarem-se de senhas diversas ou de usarem gestores de senhas diferentes, uma vez que estão associadas com os próprios dispositivos.

funcionamento das passkeys da google

A chave privada da passkey encontra-se diretamente nos dispositivos dos utilizadores, portanto apenas estes podem usar a chave para acederem às suas contas nas plataformas online. Ao mesmo tempo, isto garante que é o utilizador a realizar o login na plataforma, e não terceiros.

Os únicos dados que são partilhados com a Google, no processo de autenticação, será a chave publica do dispositivo e a assinatura da mesma. Nenhuma informação biométrica é diretamente enviada para a empresa ou para outras entidades – a chave privada permanece nos dispositivos de forma fixa e segura.

Os utilizadores podem configurar a Chave de Acesso (Passkey) nas suas contas da Google, via este link.

Por fim, as passkeys vão encontrar-se sincronizadas diretamente na cloud da Google. Portanto, estas encontram-se seguras mesmo que os utilizadores percam os dispositivos ou alterem o mesmo - além de que continuam a ficar disponíveis outros métodos de login tradicionais para as contas da empresa.

As novidades devem começar a ficar disponíveis para todos os utilizadores a partir de hoje.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech