
A Google aproveitou a sua "Newsletter de Abril" para os subscritores do Gemini Advanced para recapitular os lançamentos mais recentes e levantar um pouco o véu sobre as novidades que serão apresentadas na conferência Google I/O 2025, agendada para 20 e 21 de maio.
Funcionalidades recentes a chegar ao Gemini
Um dos destaques é o Veo 2, a ferramenta de geração de vídeo da Google, que segundo a empresa, já se encontra "em fase de implementação". Esta novidade já tinha sido sugerida na comunicação anterior. Segue-se a funcionalidade de partilha de câmara e ecrã através do Gemini Live no Android. A Google sugere utilizações práticas como "pedir ideias de arrumação para um pequeno canto do apartamento, ajuda num projeto de bricolage em que esteja bloqueado, ou até mesmo [ajuda com] o menu de definições do seu telemóvel". Esta funcionalidade já está disponível para utilizadores Advanced e está a ser gradualmente disponibilizada para os utilizadores da versão gratuita.
Gemini 2.5 Pro: O modelo experimental mais capaz
A Google recordou ainda aos subscritores Advanced a existência do Gemini 2.5 Pro (em fase experimental), destacando a sua janela de contexto de 1 milhão de tokens. A empresa enfatiza como o seu "modelo mais capaz" pode ser utilizado em conjunto com a funcionalidade Deep Research (e os Resumos Áudio), bem como com o Canvas para tarefas de escrita e programação. Segundo a Google, "o Canvas no Gemini 2.5 Pro pode ajudá-lo a passar de uma instrução para um protótipo em minutos. Além disso, pode auxiliar na elaboração e refinamento dos seus documentos ou código, oferecendo sugestões para melhorar o seu trabalho, tudo dentro de um espaço interativo".
Antevisão do Google I/O 2025: O que esperar?
A comunicação termina com um convite para acompanhar o Google I/O 2025: "Nos dias 20 e 21 de maio, anunciaremos uma onda de atualizações entusiasmantes que lhe permitirão experienciar um assistente mais personalizado, desbloquear uma produtividade melhorada e abrir novas possibilidades para interagir e tirar partido do Gemini."
Analisando estas pistas:
- "Assistente mais personalizado": Poderá referir-se a capacidades do Project Astra que ainda não estão presentes no Gemini Live. A versão para "Trusted Testers" consegue, alegadamente, recordar "detalhes chave de conversas passadas" e analisar os últimos 10 minutos da sessão de transmissão ao vivo.
- "Desbloquear uma produtividade melhorada": Isto pode indicar novos modelos de IA ou atualizações aos existentes. Resta saber se o Gemini 2.5 Flash e Pro sairão da fase experimental no próximo mês.
- "Novas possibilidades para interagir e tirar partido do Gemini": Esta descrição parece apontar para agentes de browser e para o Project Mariner. Sundar Pichai, CEO da Google, já tinha mencionado no início do ano que, para além do Astra, era expectável a chegada do Mariner à aplicação Gemini. Este seguiria exemplos de agentes autónomos mencionados na conferência do ano passado, como auxiliar na devolução de sapatos ou no processo de mudança de casa.
Fica a expectativa para as confirmações e demonstrações que a Google fará durante o seu evento anual para programadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!