
O YouTube anunciou uma novidade que promete tornar as sessões de música em grupo ainda mais interativas e democráticas: a capacidade de votar positiva ou negativamente nas músicas dentro de playlists colaborativas. Esta funcionalidade já começou a ser implementada de forma gradual e estará, em breve, disponível para todos os utilizadores da plataforma.
Para quem não está familiarizado, as playlists colaborativas do YouTube já permitem, há algum tempo, que vários utilizadores adicionem as suas músicas preferidas a uma lista de reprodução comum. Esta ferramenta é ideal para criar a banda sonora perfeita para festas, convívios ou qualquer ocasião em que a música seja partilhada.
Playlists colaborativas: uma breve recordação
A base desta nova funcionalidade reside nas playlists colaborativas. Ao criar uma nova lista de reprodução, basta ativar a opção "Colaborar" e definir a visibilidade como "Não listada" ou "Pública". Depois, é só partilhar o link com os amigos para que todos possam contribuir com as suas faixas favoritas, criando uma experiência musical verdadeiramente partilhada.
Democracia musical: como funciona o novo sistema de votos?
Com a introdução do sistema de votos, os participantes de uma playlist colaborativa podem agora expressar a sua preferência por cada música. Ao votar positivo ("gosto") ou negativo ("não gosto") numa faixa, esta sobe ou desce na ordem de reprodução. Segundo o YouTube, "a música com mais votos positivos será ordenada para o topo da lista". Desta forma, todos os presentes na festa podem influenciar diretamente o ambiente musical. A votação é anónima e cada utilizador pode votar uma vez por faixa.
Mãos à obra: ativar a votação na sua playlist partilhada
Ativar esta nova ferramenta é simples. Ao criar uma nova playlist e ativar o modo "Colaborar" (definindo-a como "Não listada" ou "Pública" e partilhando o link), a funcionalidade de votação estará ativa por defeito. Assim, mal os seus amigos se juntem à playlist, podem começar a votar.
Num vídeo Shorts explicativo, o YouTube demonstrou o processo, salientando que "qualquer pessoa convidada pode votar numa música para cima ou para baixo. Agora, todos na festa podem estar no comando da música e do ambiente."
Quem manda na música? Defina as permissões de voto
O YouTube oferece flexibilidade no que toca à gestão das preferências de votação. Os utilizadores podem optar por permitir que "Todos" (qualquer pessoa com uma conta YouTube) votem na playlist. Alternativamente, é possível restringir os votos apenas a "Colaboradores", ou seja, somente aqueles que foram explicitamente adicionados à playlist. Se preferir, a funcionalidade de votação pode também ser completamente desativada.
Experimente a novidade
Para que os utilizadores possam testar esta nova funcionalidade, o YouTube criou uma playlist personalizada. Pode experimentar o sistema de votos nesta lista de reprodução, que inclui temas da digressão "The Grand National" de Kendrick Lamar & SZA, através da seguinte ligação: https://music.youtube.com/playlist?list=PLbpi6ZahtOH7nwpK2vkzWCkNxqDZEIO6R.
YouTube continua a evoluir a sua plataforma
Esta nova funcionalidade de votação em playlists junta-se a uma série de outras atualizações e mudanças que o YouTube tem vindo a implementar ao longo deste ano. No mês passado, a gigante do streaming de vídeo introduziu uma interface atualizada para a sua aplicação de TV, bem como para o seu leitor web. No entanto, esta última alteração não foi universalmente bem recebida, gerando algumas críticas por parte dos utilizadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!