
As expectativas da Nintendo para a Switch 2 eram elevadas, mas a realidade conseguiu superá-las. A nova consola teve um arranque fulgurante e já se tornou na consola de videojogos que mais rapidamente vendeu de sempre. Num comunicado oficial, a Nintendo revelou hoje que vendeu mais de 3.5 milhões de unidades da Switch 2 nos primeiros quatro dias, estabelecendo um novo recorde para qualquer lançamento de hardware da empresa. Mas a marca é ainda mais significativa.
Um recorde que esmaga a concorrência
Este feito coloca a Switch 2 no topo da história dos videojogos. Como aponta Daniel Ahmad, diretor de investigação na Niko Partners, na sua conta do X, a Switch 2 é "a consola de videojogos doméstica mais rapidamente vendida de todos os tempos". Para se ter uma ideia da dimensão deste número, a Sony precisou de 16 dias para vender 2.1 milhões de unidades da PlayStation 4, e seis semanas para atingir os 4.2 milhões.
A sucessora da Switch também bateu confortavelmente o lançamento da PlayStation 5, que chegou ao mercado durante a pandemia e enfrentou grandes restrições no fornecimento de componentes. A Sony demorou sete semanas para conseguir vender 4.4 milhões de consolas PS5.
Procura elevada e stock planeado foram a chave
Fica claro que o sucesso da Nintendo se deveu a uma estratégia bem executada para responder à enorme procura acumulada por uma sucessora da Switch, garantindo que havia stock suficiente nos mercados mais importantes. Nos Estados Unidos, as pré-reservas da Switch 2 esgotaram rapidamente nos principais retalhistas, mas ainda assim foi possível encontrar algumas unidades no dia de lançamento para quem esteve disposto a fazer fila à meia-noite ou a arriscar a sorte pela manhã.
Apesar de o lançamento da Switch 2 não ter sido o maior de sempre no Reino Unido, onde pareceu relativamente fácil adquirir uma consola, os dados da NielsenIQ indicam que ainda assim foi o quarto lançamento de consola mais vendido na história do país. O sucesso estrondoso, previsto pela maioria dos analistas, acontece mesmo com uma linha de jogos de lançamento algo modesta, provando que a ânsia pelo novo hardware era o principal motor das vendas.
E agora? O desafio é manter o ritmo
A grande questão que se coloca agora é se a Nintendo conseguirá manter este impressionante ritmo de vendas. A empresa japonesa tem como objetivo vender 15 milhões de consolas Switch 2 até ao final de março de 2026, e com 3.5 milhões de unidades vendidas em apenas quatro dias, o arranque não podia ter sido melhor.
Recorde-se que a Switch original, lançada em março de 2017, vendeu 17.79 milhões de unidades nos seus primeiros 13 meses, superando as próprias estimativas da Nintendo na altura. Ao longo da sua vida, a primeira Switch já ultrapassou os 150 milhões de unidades vendidas, aproximando-se perigosamente do recorde da DS como a consola mais vendida de sempre da Nintendo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!