
A Microsoft acaba de lançar a atualização cumulativa KB5062554 para as versões 22H2 e 21H2 do Windows 10, trazendo consigo treze novas correções e alterações. Este é um update de instalação obrigatória, uma vez que integra as atualizações de segurança do Patch Tuesday de julho de 2025.
Esta nova versão foca-se em resolver uma vulnerabilidade de dia zero (zero-day) e outras 136 falhas de segurança, sendo crucial para a proteção e estabilidade do sistema operativo.
Uma atualização crítica de segurança
À medida que o Windows 10 se aproxima do fim do seu ciclo de vida, agendado para outubro de 2025, a Microsoft concentra-se em otimizações e na correção de erros. A atualização KB5062554 inclui treze melhorias que já tinham sido testadas na versão de pré-visualização de junho.
A natureza obrigatória desta atualização significa que a sua instalação será iniciada automaticamente assim que verificar por novas atualizações no Windows Update. No entanto, os utilizadores podem agendar a hora para o reinício do computador, de modo a concluir a instalação de forma mais conveniente.
As principais novidades e correções
Após a instalação, o Windows 10 22H2 será atualizado para a compilação 19045.6093, enquanto a versão 21H2 passará para a compilação 19044.6093. As melhorias incluídas são variadas e abordam diferentes áreas do sistema:
Perfis de Operadoras Móveis: Atualização dos perfis COSA (Country and Operator Settings Asset).
Servidor de Ficheiros: Resolvido um problema que podia levar o sistema a deixar de responder em partilhas SMB.
Serviços: Corrigido um erro em dispositivos Kiosk que resultava num ecrã azul após o bloqueio e desbloqueio.
Associação de Ficheiros: O sistema passa a associar ficheiros HTTP e .pdf ao navegador predefinido.
Conformidade DMA: Para cumprir com as regras do Espaço Económico Europeu, ao definir um novo navegador predefinido, este é automaticamente afixado na Barra de Tarefas e no Menu Iniciar.
Informação do Sistema: Corrigida a exibição incorreta da versão do sistema (mostrava 2009 em vez de 22H2) nas Definições.
Menu Iniciar: Resolvidos problemas que causavam o desaparecimento das "jump lists" e falhas no arranque do Menu Iniciar após uma atualização.
Armazenamento: Melhorada a remoção de pacotes de idiomas não utilizados e Recursos a Pedido (FOD), libertando espaço e acelerando futuras atualizações.
Impressoras e Digitalização: Solucionada uma falha que impedia a digitalização em impressoras multifunções com interface de protocolo duplo ligadas por USB.
Autenticação: Corrigido um problema no registo de dispositivos no plugin Entra ID Windows Account Manager (WAM).
Plataformas e Frameworks: Resolvido um erro que afetava as ativações remotas de Component Object Model (COM), que falhavam com o erro 0x8001011.
Ferramentas: A versão da ferramenta curl incluída no Windows foi atualizada para a v8.13.0.
Problema conhecido pode afetar a legibilidade do texto
A Microsoft informa que existe um único problema conhecido com esta atualização. As fontes NOTO podem parecer desfocadas ou pouco nítidas quando exibidas a 96 DPI (escala de 100%). Segundo a empresa, "existem relatos de texto CJK (chinês, japonês, coreano) desfocado ou pouco nítido quando exibido a 96 DPI em navegadores baseados em Chromium, como o Microsoft Edge e o Google Chrome".
Como solução temporária, a Microsoft sugere alterar a escala do ecrã para 125% ou 150%, o que deverá melhorar a clareza do texto.
Como instalar a atualização KB5062554
Os utilizadores do Windows 10 podem instalar esta atualização de forma simples, acedendo a Definições > Windows Update e selecionando a opção "Procurar atualizações".
Para quem preferir uma instalação manual, a atualização KB5062554 pode ser descarregada diretamente a partir do Catálogo do Microsoft Update. Uma lista completa de todas as correções pode ser consultada no boletim de suporte da atualização.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!