
O Windows 11 acaba de receber uma das mais importantes funcionalidades diretamente da sua versão para servidores: o Windows Hotpatching. Esta tecnologia foi desenhada para minimizar interrupções e tempos de inatividade, permitindo que o sistema operativo instale atualizações de segurança importantes sem a necessidade de reiniciar o computador. Depois do seu lançamento inicial para equipamentos x64 com processadores Intel e AMD na versão 24H2 do Windows 11, o Hotpatching está agora disponível para o Windows em ARM.
Menos interrupções e mais segurança
No seu anúncio oficial, a Microsoft destaca os múltiplos benefícios que o Windows Hotpatching oferece aos utilizadores do Windows 11. Uma das grandes vantagens é que as atualizações de segurança são aplicadas de forma imediata, eliminando a espera para que todos os utilizadores reiniciem os seus sistemas. Esta abordagem reduz significativamente a janela de vulnerabilidade e permite que os administradores de TI garantam que todos os equipamentos estão protegidos com as correções mais recentes.
Além disso, o Hotpatching diminui drasticamente o número de vezes que os utilizadores são obrigados a reiniciar os seus computadores. O resultado é simples: menos tempo de inatividade e mais produtividade. Outros benefícios incluem a capacidade de implementar atualizações mais pequenas a uma velocidade superior e controlar todo o processo dentro de uma organização através do Microsoft Intune e do Windows Autopatch.
A Microsoft revela que, desde o seu lançamento em abril de 2025, milhões de dispositivos já receberam atualizações via Hotpatch, com a empresa a receber "feedback esmagadoramente positivo" sobre esta funcionalidade.
Como funciona o ciclo de atualizações
Apesar da inovação, o processo não elimina a 100% a necessidade de reiniciar o sistema. A Microsoft irá lançar atualizações Hotpatch todos os meses, mas o ciclo funciona numa base trimestral. A cada três meses, a empresa disponibiliza uma atualização de base ("baseline") que exige um reinício do sistema. Após essa atualização, os utilizadores podem usufruir de dois meses consecutivos sem atualizações forçadas que obriguem a reiniciar.
Este mês, os utilizadores recebem uma nova atualização de base, estando previsto que os meses de agosto e setembro recebam apenas atualizações Hotpatch, sem necessidade de reiniciar. É importante notar, no entanto, que algumas atualizações específicas poderão, ainda assim, exigir um reinício do sistema.
Pode saber mais sobre o Windows Hotpatch para Windows em ARM na publicação oficial no blog da Microsoft. Aí, encontrará todos os detalhes sobre como aderir, recursos úteis, documentação técnica, requisitos de sistema e outros pré-requisitos.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!