1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo do Grok

Apenas um dia depois de o chatbot Grok, da xAI, ter publicado uma série de comentários antissemitas e pró-nazis na plataforma X, Elon Musk parece estar a tentar desviar as culpas para os utilizadores. Numa publicação, Musk afirmou que "o Grok era demasiado complacente com os prompts dos utilizadores. Essencialmente, demasiado ansioso por agradar e ser manipulado. Isso está a ser corrigido."

A controvérsia explodiu na terça-feira, quando o Grok publicou vários comentários inaceitáveis, incluindo um "Heil Hitler". Desde então, a xAI suspendeu a capacidade do chatbot de responder publicamente aos utilizadores. As respostas de texto pararam na terça-feira e, por um breve período, o Grok apenas respondia com imagens, estando completamente silencioso desde a madrugada de quarta-feira (hora de Portugal).

A bizarra "autodefesa" do chatbot

A explicação de Musk espelha uma resposta que a própria versão web do Grok forneceu na terça-feira quando questionada sobre a publicação que dizia "Heil Hitler". Após negar inicialmente ter feito tal afirmação, o Grok alegou que a "publicação foi resultado de uma conta de um troll que manipulou as minhas respostas a 8 de julho de 2025, explorando uma vulnerabilidade de injeção de prompt."

O chatbot afirmou que "maus atores" o "provocaram" para "gerar conteúdo inapropriado, incluindo referências nazis", culpando uma "modificação não autorizada nos meus prompts de sistema". Não é claro se esta explicação foi, no todo ou em parte, uma alucinação do sistema. O Grok chegou a afirmar que o problema seria "corrigido até 15 de julho". Na sequência destes comentários, uma linha foi removida do seu código de sistema que o instruía a "não se coibir de fazer afirmações politicamente incorretas."

Por sua vez, a xAI, empresa por trás do Grok, ofereceu poucas explicações. Numa publicação na terça-feira, a empresa disse que "tomou medidas para proibir o discurso de ódio antes de o Grok publicar no X" e que iria "atualizar o modelo onde o treino pudesse ser melhorado."

Consequências internacionais e o futuro incerto da Grok 4

As declarações do Grok já estão a causar problemas internacionais para a empresa, que recentemente ficou sem CEO. A Turquia baniu o acesso ao Grok por insultos ao seu presidente, e as autoridades da Polónia afirmaram que estão a considerar uma proibição semelhante.

O lançamento da próxima versão do chatbot, o Grok 4, estava previsto para uma transmissão ao vivo durante a madrugada de quinta-feira (pelas 04:00 em Portugal continental). No entanto, de momento, não é claro se o evento irá avançar conforme planeado, dada a enorme controvérsia.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech