
A Microsoft começou a disponibilizar uma nova e poderosa funcionalidade no Windows 11, concebida para reparar automaticamente o sistema operativo quando este se recusa a arrancar corretamente. Denominada Quick Machine Recovery (Recuperação Rápida de Máquina), a ferramenta promete ser uma solução mais eficaz para problemas de arranque e deverá chegar a todos os computadores domésticos com Windows 11 ainda durante o ano de 2025.
Esta funcionalidade, que já estava em testes há alguns meses, começou agora a ser distribuída aos utilizadores do programa Windows Insider através da build 26100.4762, no canal Release Preview. Esta é, tipicamente, a última fase de testes antes de uma novidade ser integrada na versão estável do sistema operativo.
Como funciona esta auto-reparação?
Quando o Windows 11 deteta um problema grave que impede ou prejudica a sua inicialização, a Recuperação Rápida de Máquina entra em ação. O mecanismo aciona automaticamente o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE), uma versão minimalista do sistema que permite realizar diagnósticos e reparações.
A grande novidade é que, a partir do WinRE, o computador consegue ligar-se à internet para consultar diretamente os servidores da Microsoft. Com base nos dados do erro, os servidores analisam a falha e procuram a solução mais adequada. Isto pode passar pela atualização de um driver problemático ou até pela reversão de uma atualização do próprio Windows que tenha causado a instabilidade, conforme detalhado pela empresa numa publicação no seu blog Microsoft Tech Community.

Mais eficaz que o Reparo de Inicialização atual
Atualmente, o Windows já possui uma ferramenta semelhante, o Reparo de Inicialização. No entanto, a nova Recuperação Rápida de Máquina tem uma maior probabilidade de sucesso, precisamente por recorrer a uma base de dados online e atualizada da Microsoft para diagnosticar o erro e descarregar a correção específica.
Apesar da chegada desta nova solução, o Reparo de Inicialização tradicional será mantido, pelo menos para já. Continuará a ser uma alternativa útil em situações onde não exista uma ligação à internet disponível para o computador efetuar a consulta online.
Curiosamente, a build 26100.4762 do Windows 11 traz outra pequena alteração visual: o famoso "Ecrã Azul da Morte" (Blue Screen of Death) passa a ter um fundo preto, substituindo a cor que se tornou icónica ao longo de décadas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!