
A ByteDance, empresa-mãe da popular rede social TikTok, está a desenvolver uns óculos de realidade mista, numa tentativa de competir diretamente com os futuros produtos da Meta neste segmento. A notícia, avançada pelo The Information, revela que o dispositivo está a ser criado pela Pico, a startup de realidade virtual da ByteDance.
Um design focado na leveza e conforto
Ao contrário dos headsets volumosos a que o mercado se habituou, a aposta da Pico passa por um dispositivo significativamente mais pequeno e leve. O objetivo é criar uns óculos com um peso semelhante ao do headset Bigscreen Beyond, que tem apenas 127 gramas.
Para alcançar este feito, a estratégia da Pico envolve a externalização da maior parte do processamento para um pequeno disco ("puck") que se liga aos óculos através de um fio. Esta abordagem permite manter o dispositivo principal o mais leve possível. Curiosamente, a própria Meta já demonstrou um conceito semelhante em novembro de 2024 com os seus protótipos Orion AR, embora utilizassem um disco sem fios.
Além do design, a Pico está também a trabalhar no desenvolvimento de "chips especializados para o dispositivo, que irão processar dados dos seus sensores para minimizar o atraso ou latência entre o que o utilizador vê em realidade aumentada e os seus movimentos físicos", detalha o The Information.
Uma resposta direta à estratégia da Meta
Este desenvolvimento surge num momento em que a própria Meta parece estar a reajustar a sua estratégia. Após o lançamento dos Quest 3S, surgiram relatos do UploadVR de que a empresa teria adiado os trabalhos nos Quest 4 para se focar precisamente no desenvolvimento de óculos de realidade mista mais leves. A aposta da Meta em wearables com IA, como os recentes óculos Oakley Meta HSTN, reforça a ideia de que o futuro dos seus dispositivos Quest poderá estar mais próximo de uns óculos inteligentes do que de um headset de VR tradicional com comandos.
Ainda não existe uma data de lançamento definida para os óculos da ByteDance, nem se sabe em que mercados serão vendidos. Os atuais headsets da Pico não são comercializados nos EUA e, tendo em conta a crescente preocupação em torno da propriedade do TikTok pela ByteDance, é muito provável que a empresa enfrente uma forte resistência política para vender um dispositivo de realidade mista no mercado norte-americano.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!