
O GitHub Copilot é uma ferramenta de inteligência artificial generativa que tem vindo a impressionar programadores pela sua capacidade de escrever código, desde o mais básico ao mais complexo. Recentemente, a Microsoft tornou a implementação deste assistente open-source no Visual Studio Code, permitindo que outros developers possam construir sobre a sua base. Agora, a gigante de Redmond partilhou um vislumbre fascinante da intensidade com que utiliza assistentes de IA nos seus próprios processos de desenvolvimento internos.
Um assistente de IA no centro das operações
Numa revelação surpreendente, a Microsoft partilhou que um assistente de programação interno, baseado em IA, é uma peça fundamental no seu processo de revisão de código. Esta ferramenta, desenvolvida pela equipa de IA e Dados da Divisão de Developers, tem impacto em mais de 600.000 pull requests (PRs) todos os meses, o que representa quase 90% do total de PRs da companhia.
Segundo a empresa, um dos grandes desafios na revisão de código em larga escala é que os revisores humanos tendem a focar-se demasiado em erros de sintaxe, ignorando problemas mais críticos. Ao mesmo tempo, os autores do código sentem dificuldades em contextualizar alterações complexas. Estes fatores resultam em atrasos significativos, um problema que a revisão de código por IA consegue mitigar de forma eficiente e rápida.
Funcionalidades e impacto no futuro da programação
Este assistente sem nome oficial é capaz de analisar o código automaticamente, fazer comentários, assinalar problemas, sugerir melhorias e otimizações, e até gerar um resumo completo do pull request. Para além disso, os revisores humanos podem interagir com a ferramenta através de perguntas e respostas para obterem um entendimento mais profundo das alterações propostas. As equipas têm ainda a flexibilidade de configurar o assistente com prompts personalizados para o adaptar a desafios específicos.
A Microsoft destaca os benefícios desta abordagem, citando ciclos de revisão mais rápidos, um aumento na qualidade do código e novas oportunidades de aprendizagem tanto para programadores como para revisores. A empresa acredita que este é o futuro da programação, razão pela qual decidiu partilhar as suas aprendizagens e ferramentas com os clientes externos através das revisões de código do GitHub Copilot, que se tornaram disponíveis para o público em abril de 2025.
Resta apenas esperar que esta poderosa ferramenta de IA interna não seja a responsável pela inclusão do som de arranque do Windows Vista no Windows 11.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!