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Tesla Cybertruck

A era Cyberpunk que muitos antecipavam com a chegada da Tesla Cybertruck parece estar a enfrentar um duro teste de realidade. Novos números sobre a venda de veículos elétricos mostram que as entregas da controversa pick-up diminuíram mais de metade no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Números não mentem: uma queda vertiginosa

De acordo com os dados mais recentes publicados pela Kelley Blue Book, a Tesla vendeu apenas 4.306 unidades da Cybertruck no segundo trimestre de 2025. Este número representa uma quebra de 50,8% em relação aos 8.755 veículos que foram comercializados durante o mesmo período em 2024.

O valor de Q2 fica, inclusive, abaixo das estimativas mais conservadoras para o trimestre, que apontavam para vendas entre 5.000 e 6.000 unidades, sinalizando um arrefecimento significativo no interesse dos consumidores.

Promessas de Musk longe da realidade

O cenário atual contrasta fortemente com as projeções otimistas de Elon Musk. Em 2023, o CEO da Tesla comunicou aos investidores que esperava que a empresa estivesse a produzir cerca de 250.000 Cybertrucks por ano até 2025. Ao ritmo atual, a Tesla está a caminho de falhar essa meta por uma margem superior a 90%.

Desde o início das entregas aos clientes, há mais de 14 meses, estima-se que a Tesla tenha vendido um total de 46.096 Cybertrucks. Um número modesto quando comparado com o mais de 1 milhão de reservas que Musk anunciou antes do lançamento. A revista Wired refere que a indústria automóvel trabalha com uma taxa de conversão de reservas para vendas reais entre 2% e 16%, o que coloca a taxa de 5% da Tesla no patamar mais baixo da escala.

Um ano para esquecer para a pick-up da Tesla

Os maus resultados não são um evento isolado. O ano de 2025 tem sido particularmente difícil para a Cybertruck. Em maio, a bateria adicional, um extra de 16.000 dólares que prometia aumentar a autonomia para mais de 715 quilómetros (445+ milhas), foi cancelada sem uma justificação oficial, suspeitando-se que a falta de procura tenha ditado a decisão.

Houve também relatos de que a produção da Cybertruck foi brevemente suspensa em dezembro devido a preocupações com o abrandamento das vendas. Um mês depois, notícias semelhantes davam conta de que trabalhadores estavam a ser transferidos da linha de produção da pick-up para a do Model Y.

Desvalorização acentuada e um futuro incerto

Como se não bastasse, em maio surgiram mais notícias preocupantes. O inventário de Cybertrucks por vender estava a crescer de forma dramática. Simultaneamente, os primeiros veículos de retoma, que a Tesla tinha começado a aceitar recentemente, mostravam taxas de desvalorização alarmantes de até 34% após apenas um ano de uso e cerca de 9.650 quilómetros (6.000 milhas).

O futuro da Cybertruck, muito focada no mercado norte-americano, também não se afigura promissor. Embora as vendas de veículos elétricos continuem a crescer a nível mundial, os EUA enfrentam uma onda de adiamentos e cancelamentos, um movimento potenciado pelo fim do crédito fiscal federal de 7.500 dólares para veículos elétricos, previsto para setembro.




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