1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bitcoin em formato digital

A plataforma de criptomoedas BigONE revelou ter sido alvo de um ataque informático durante o dia de ontem, resultando no roubo de diversos ativos digitais avaliados em 27 milhões de dólares. A empresa já garantiu que os fundos dos clientes estão seguros e que qualquer perda será totalmente compensada.

A resposta da BigONE e a segurança dos utilizadores

Num comunicado oficial, a BigONE explicou a situação. "Nas primeiras horas de 16 de julho, a BigONE detetou movimentos anormais envolvendo uma parte dos ativos da plataforma", pode ler-se no anúncio da plataforma. Após investigação, foi confirmado que a anomalia resultou de "um ataque de terceiros visando a nossa 'hot wallet' (carteira quente)".

Apesar da gravidade do incidente, a exchange assegurou que as chaves privadas e os dados dos utilizadores não foram afetados pela intrusão. A BigONE comprometeu-se a cobrir integralmente todas as perdas com as suas reservas, garantindo que "os ativos dos utilizadores não serão afetados de forma material".

A empresa, que estabeleceu uma parceria com a firma de segurança SlowMist para rastrear os fundos roubados, já restaurou os serviços de depósito e de negociação. As funções de levantamento e de balcão (OTC) deverão ser reativadas em breve.

O rasto do dinheiro e a natureza do ataque

Ainda não foram partilhados detalhes sobre o método exato utilizado pelos atacantes. No entanto, a SlowMist adiantou que a exchange foi vítima de um ataque à cadeia de fornecimento (supply-chain attack).

Entretanto, o observatório de blockchain Lookonchain reporta que os hackers já iniciaram o processo de branqueamento de capitais, tendo trocado os ativos roubados por 120 Bitcoin, 1272 Ether, 2.625 Solana e 23,3 milhões de Tron.

O investigador de crimes em blockchain, ZachXBT, comentou o incidente, sublinhando o alegado papel da BigONE no processamento de fundos provenientes de esquemas fraudulentos, sugerindo que este tipo de ataques pode acabar por funcionar como uma "limpeza natural" no setor.

2025: um ano negro para o roubo de criptomoedas

Coincidindo com o ataque, a Chainalysis publicou o seu relatório de cibercrime de meados de 2025, revelando que mais de 2,17 mil milhões de dólares já foram roubados este ano, um valor que ultrapassa o total de todo o ano de 2024.

O hack de 1,5 mil milhões de dólares à ByBit foi um dos principais contribuintes para este recorde, colocando os atores de ameaças norte-coreanos na liderança dos ataques este ano.

A Chainalysis destaca ainda uma tendência preocupante: os hackers estão a focar-se cada vez mais em carteiras pessoais, que representam 23,35% de todos os fundos roubados em 2025. O relatório da empresa de inteligência de blockchain também alerta para um aumento de casos de violência física para roubo de criptomoedas, uma tendência que parece estar correlacionada com a subida do preço do Bitcoin.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech