
A Microsoft disponibilizou duas novas builds de pré-visualização do Windows 11 para os membros do programa Windows Insider. Tanto o canal Dev como o canal Beta recebem a build 26200.5710 (KB5062676), partilhando uma lista de alterações idêntica que introduz novas funcionalidades de acessibilidade para PCs Copilot+, um novo sistema de registo de abrandamentos e várias outras melhorias.
Novidades de IA focadas na acessibilidade para PCs Copilot+
A partir de agora, os Insiders com PCs Copilot+ equipados com processadores Intel e AMD podem experimentar descrições de imagem geradas por inteligência artificial na funcionalidade "Click to Do". O Windows 11 utiliza processamento no próprio dispositivo para gerar rapidamente um resumo do conteúdo visual de uma imagem. Esta novidade não só auxilia utilizadores com deficiências visuais, mas também facilita a criação de texto alternativo (alt text) e a sumarização de gráficos para todos os utilizadores.
Uma capacidade semelhante chega também ao Narrador nos mesmos PCs Copilot+. A ferramenta de leitura de ecrã passa a usar IA para fornecer descrições ricas de imagens. A Microsoft dá um exemplo: "A imagem é um gráfico que mostra os preços das ações da Microsoft Corporation, com os índices S&P 500 e NASDAQ Computer. O gráfico exibe um aumento constante no preço das ações da Microsoft durante o período de 18 a 23 de junho." O utilizador tem ainda a opção de regenerar a descrição, classificá-la e copiá-la.
Windows 11 fica mais inteligente a detetar lentidão
Outra alteração significativa é o novo sistema de registo de abrandamentos. As builds de pré-visualização do Windows 11 passam a registar as quebras de desempenho do PC. Ao reportar um problema de lentidão através do Centro de Feedback (Feedback Hub), estes registos são automaticamente anexados. Segundo a Microsoft, esta medida visa acelerar a identificação da causa principal dos problemas de performance. Os registos são armazenados localmente na pasta %systemRoot%\Temp\DiagOutputDir\Whesvc e só são enviados para a Microsoft quando o utilizador submete o seu feedback.
Outras melhorias e correções importantes
Click to Do (Preview): A Microsoft está a testar uma alteração que remove a caixa de pesquisa da barra superior desta funcionalidade em PCs Copilot+.
Ecrã de bloqueio: A experiência dos widgets no ecrã de bloqueio foi atualizada, com sugestões para ajudar a descobrir novos widgets. Esta opção pode ser ativada ou desativada em Definições > Personalização > Ecrã de bloqueio.
Definições: Foi adicionada uma nova página em Definições > Privacidade e segurança > Geração de texto e imagem. Aqui, é possível ver que aplicações de terceiros utilizaram recentemente os modelos de IA generativa fornecidos pelo Windows e controlar as suas permissões. A interface já está visível, mas a funcionalidade será ativada numa build futura.
Centro de Notificações: Foi corrigido um problema que podia fazer com que o conteúdo do Centro de Notificações ficasse cortado se o relógio estivesse ativado.
Geral: Resolvido um problema subjacente com o ficheiro
dbgcore.dll, que podia causar o crash do explorador de ficheiros e de outras aplicações.
Problemas conhecidos nesta versão
Geral: Alguns Insiders podem sofrer uma reversão da instalação desta atualização com o erro 0x80070005. A Microsoft está a trabalhar numa correção.
Editor de Política de Grupo: Podem surgir vários pop-ups de erro ao abrir a ferramenta.
Menu Iniciar: A navegação por toque no novo Menu Iniciar pode não funcionar de forma fiável e o gesto de deslizar para cima não é suportado. As capacidades de arrastar e largar estão limitadas.
Legendas em tempo real: A funcionalidade pode falhar ao tentar usar a tradução em tempo real num PC Copilot+.
Comandos Xbox: A utilização de um comando Xbox via Bluetooth pode causar um erro grave (bugcheck) no PC. Para resolver, é necessário abrir o Gestor de Dispositivos, selecionar "Ver" e "Dispositivos por controlador", encontrar o driver "oemXXX.inf (XboxGameControllerDriver.inf)", clicar com o botão direito e desinstalá-lo.
Click to Do (Preview): Utilizadores em PCs Copilot+ (AMD ou Intel) podem experienciar longos tempos de espera na primeira tentativa de usar ações de texto inteligentes após uma nova atualização.
Input: O método de introdução Microsoft Changjie não está a funcionar corretamente, impedindo a seleção de palavras.
Os anúncios oficiais podem ser consultados no Windows Insider Blog.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!