1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Linux mascote pinguin

Linus Torvalds anunciou o lançamento do sétimo release candidate (RC) para o Linux 6.16, sinalizando que a versão final e estável do kernel está cada vez mais próxima. A chegada desta nova versão de testes surpreendeu por ser maior do que o inicialmente previsto.

Uma semana mais agitada do que o previsto

No seu comunicado, Torvalds revelou que esperava um "rc7" muito pequeno, dado o início calmo da semana. No entanto, o ritmo de trabalho acelerou a partir de meio da semana com a chegada de algumas correções de rede, e intensificou-se ainda mais na sexta-feira e durante o fim de semana. Este pico de atividade resultou num "rc7 nada insignificante", como referiu Torvalds na sua comunicação.

Apesar do volume de correções, a maioria dos pull requests eram bastante pequenos, incluindo apenas correções pontuais. As principais áreas que receberam atualizações foram a documentação, os autotestes e as ferramentas de desenvolvimento. O código central do kernel não foi o foco principal desta fase. Torvalds sublinhou que, apesar do aumento de atividade, nada se destaca como problemático, o que é um bom indicador de que não deverão existir atrasos para o lançamento da versão estável.

O que esperar da versão estável e para quem se destina

O sentimento geral transmitido pelo fundador do Linux sugere que o kernel está em boa forma. Se este "rc7" for, como habitualmente, o último release candidate, a versão estável do Linux 6.16 chegará a 27 de julho. Caso seja necessário um "rc8" para ajustes adicionais, o lançamento será adiado para 3 de agosto.

Entre as várias correções incluídas nesta atualização, destacam-se:

  • Resolução de fugas de memória no regmap

  • Correção de avisos de compilação no DMA

  • Novas entradas DMI para ASoC

  • Correções de Bluetooth

  • Melhorias no KVM

  • Correção de bugs no netfilter

  • Várias atualizações de drivers (drm/amd, usb, wifi)

É importante notar que os release candidates não se destinam ao utilizador comum, mas sim a programadores e entusiastas que desejam testar as novidades. Instalar estas versões de teste pode causar instabilidade no sistema, pelo que se recomenda a sua utilização apenas em máquinas virtuais. Para a maioria dos utilizadores, a forma mais segura e recomendada de obter o novo kernel é através das atualizações oficiais da sua distribuição Linux. Sistemas como o Fedora ou os baseados em Arch Linux são conhecidos por disponibilizarem as novas versões do kernel de forma rápida após o seu lançamento estável.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech