1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Clear Linux OS RIP

A Clear Linux OS, a distribuição Linux mantida pela própria Intel, foi oficialmente descontinuada. Este não era um sistema operativo para o utilizador comum, mas sim uma ferramenta especializada e otimizada para atividades como computação na nuvem, computação distribuída e DevOps. Talvez o seu principal atrativo fosse a otimização de desempenho para o hardware da Intel, melhorias que, curiosamente, também beneficiavam o hardware da AMD. Apesar da sua popularidade dentro do seu nicho, a Intel decidiu colocar um ponto final no projeto.

O que acontece agora?

Num anúncio publicado no fórum oficial da comunidade, a equipa do Clear Linux OS comunicou que, com efeito imediato, a Intel termina o suporte ao projeto. Isto significa que deixarão de ser fornecidas quaisquer atualizações de segurança ou correções para o sistema operativo. Adicionalmente, o repositório do projeto no GitHub será em breve arquivado, passando a um modo de apenas leitura. A Intel instou os utilizadores do Clear Linux OS a migrarem para outra distribuição Linux que esteja a ser ativamente mantida.

As razões por detrás do encerramento

Não foi apresentada uma razão oficial para o abandono do projeto, mas é muito provável que esta decisão esteja relacionada com medidas de redução de custos. A Intel anunciou recentemente um plano de despedimentos que irá impactar 5.000 funcionários, ao mesmo tempo que admitiu de forma bastante sombria estar demasiado atrasada na corrida da Inteligência Artificial para conseguir recuperar o tempo perdido. É possível que o projeto Clear Linux OS tenha sido cancelado para melhorar a posição financeira da empresa, embora não se saiba se a equipa por detrás da iniciativa também foi afetada.

O compromisso da Intel com o Linux mantém-se

Apesar deste encerramento, a Intel fez questão de sublinhar que o seu compromisso com o ecossistema Linux se mantém inabalável e que continuará a apoiar projetos de código aberto e distribuições mantidas por terceiros. Os seus esforços continuarão focados na mesma área: a melhoria do desempenho de software Linux em hardware Intel.

As respostas da comunidade ao anúncio têm sido de grande apoio e simpatia, com muitos utilizadores a expressar a sua gratidão à equipa do Clear Linux OS por ter mantido o projeto durante mais de uma década. Resta agora saber para que distribuição Linux irão gravitar os utilizadores que agora se veem órfãos de uma das mais otimizadas "distros" do mercado.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech