1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

OpenAI campeã

A OpenAI alcançou um marco histórico que demonstra o avanço vertiginoso da inteligência artificial, ao atingir um "desempenho de medalha de ouro" nas prestigiadas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO). O feito foi anunciado por Alexander Wei, um investigador científico da OpenAI focado em modelos de linguagem e raciocínio, que descreveu o sucesso como a superação de um "grande desafio de longa data na área da IA".

Uma pontuação de elite na competição de matemática mais prestigiada

Segundo Wei, um modelo experimental e ainda não lançado da OpenAI foi capaz de resolver cinco dos seis problemas propostos na competição, amealhando um total de 35 dos 42 pontos possíveis. As Olimpíadas Internacionais de Matemática são um dos palcos mais exigentes do mundo, onde equipas de até seis estudantes por país enfrentam problemas extremamente difíceis de álgebra e pré-cálculo. Estes exercícios, embora aparentemente simples na sua formulação, exigem uma dose significativa de criatividade para se obter a pontuação máxima.

Para colocar o feito em perspetiva, na competição deste ano, apenas 67 dos 630 participantes humanos receberam medalhas de ouro, o que corresponde a aproximadamente 10% do total de concorrentes.

Mais do que números: a criatividade e o raciocínio em jogo

A inteligência artificial é frequentemente associada a tarefas repetitivas ou à análise de conjuntos de dados complexos, mas demonstra, por norma, dificuldades em problemas que exigem maior criatividade ou tomada de decisão complexa. Contudo, com este novo feito na IMO, a OpenAI demonstra que o seu modelo conseguiu lidar com os problemas matemáticos com um raciocínio semelhante ao humano.

"Ao fazê-lo, obtivemos um modelo capaz de criar argumentos complexos e irrefutáveis ao nível de matemáticos humanos", escreveu Wei numa publicação na rede social X.

Quando poderemos usar esta tecnologia? Calma, não será para já

Tanto Wei como Sam Altman, o CEO da OpenAI, apressaram-se a moderar as expectativas. Ambos afirmaram que a empresa não espera lançar publicamente nada com este nível de capacidade matemática nos próximos meses.

Isto significa que o muito aguardado GPT-5, embora vá ser certamente uma melhoria face ao seu antecessor, não deverá incluir esta impressionante capacidade de competir ao mais alto nível da matemática.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech