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Centro do Vietname

O Vietname está a tomar medidas drásticas para limpar e silenciar as suas ruas. A partir do próximo verão, as principais zonas centrais de Hanói vão proibir a circulação de todos os motociclos a gasolina, como parte de um programa ambicioso para reduzir as emissões poluentes.

O plano, que entrará em vigor a 1 de julho de 2026, representa uma mudança sísmica num país onde os motociclos são a espinha dorsal dos transportes diários, com cerca de 72 milhões de unidades a circular nas estradas.

Um plano faseado para um ar mais limpo

A primeira fase da proibição abrangerá os distritos centrais de Hoan Kiem e Ba Dinh, em Hanói. Estas áreas são conhecidas pelo trânsito denso, elevados níveis de poluição e uma forte indústria turística. O objetivo das autoridades é reduzir o ruído, o smog e as emissões de carbono, incentivando os residentes a adotar alternativas elétricas mais limpas.

Conforme detalhado pelo site Electrek, o plano será expandido no ano seguinte para cobrir mais distritos fora do centro da cidade e, eventualmente, incluirá também os automóveis a gasolina. Outras grandes cidades, como Ho Chi Minh e Da Nang, estão a estudar medidas semelhantes, alinhadas com o objetivo nacional do Vietname de eliminar gradualmente todos os veículos de duas rodas a gasolina até 2045.

A alternativa elétrica ganha terreno

O mercado de motociclos e scooters elétricos já está em rápido crescimento no Vietname, impulsionado por empresas locais como a VinFast e a Selex Motors. A VinFast afirma ter vendido mais de 160.000 scooters elétricas até ao início de 2024, enquanto a Selex está a expandir rapidamente a sua rede de estações de troca de baterias.

Apesar de os veículos elétricos de duas rodas representarem atualmente apenas cerca de 5% do mercado total, este número poderá mudar drasticamente com a nova legislação. À medida que os veículos a gasolina começarem a desaparecer dos centros urbanos, os modelos elétricos poderão finalmente ganhar vantagem.

Desafios e incentivos na transição

Ainda existem obstáculos a ultrapassar. Muitos condutores vietnamitas hesitam em adotar motos elétricas devido à ansiedade com a autonomia, aos custos iniciais mais elevados e à falta de estações de carregamento.

No entanto, o governo está a explorar políticas de apoio, como incentivos financeiros e a melhoria da infraestrutura de carregamento, ambos cruciais para acelerar a transição. Com o aumento da pressão regulatória e os modelos elétricos a tornarem-se mais acessíveis, a mudança parece ser mais uma questão de "quando" do que "se".




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