
Ainda que os companheiros de IA atrevidos e sem filtros do Grok possam ter feito correr muita tinta devido às suas respostas descontroladas e, por vezes, impróprias para ambientes de trabalho, foi o Grok 4, o mais recente modelo da xAI, que impulsionou verdadeiramente as receitas da aplicação nos últimos tempos.
A xAI, empresa de Elon Musk, lançou o Grok 4 no final do dia 9 de julho e, na sexta-feira, 11 de julho, a receita bruta do Grok no iOS tinha saltado uns impressionantes 325% para cerca de 389.670€ (419.000 dólares), um aumento substancial face aos 92.070€ (99.000 dólares) registados no dia anterior ao lançamento. A informação foi avançada pela empresa de análise de aplicações Appfigures.
Nos dias que se seguiram, a aplicação continuou a gerar receitas acima do habitual, mantendo-se na casa dos 341.310€ (367.000 dólares) durante alguns dias antes de descer para 288.300€ (310.000 dólares) a 14 de julho.
O impacto do novo modelo nos downloads
Além das receitas, os downloads diários da aplicação Grok para iOS também registaram um crescimento de 279%, atingindo os 197.000 até 11 de julho, um valor muito superior aos 52.000 contabilizados antes da chegada do Grok 4.
No entanto, a adição dos controversos companheiros de IA na semana seguinte, a 14 de julho, teve um impacto consideravelmente menor. Embora a curiosidade sobre esta nova funcionalidade tenha provavelmente impulsionado mais instalações, a verdade é que ainda não parece ser uma fonte de receita significativa para a empresa, mesmo estando disponível apenas para subscritores "Super Grok", que pagam cerca de 28€ (30 dólares) por mês.
No dia seguinte ao lançamento dos companheiros, os downloads globais do Grok no iOS aumentaram 40%, atingindo 171.000 instalações diárias, mas as receitas cresceram apenas 9%, chegando aos 313.410€ (337.000 dólares). Fica claro que, embora tenha havido um impacto, foi decididamente menor do que o do lançamento do novo modelo de IA.
Novas subscrições a preços elevados
O aumento significativo das receitas não é surpreendente, considerando a nova oferta de subscrições mais caras do Grok, lançada em simultâneo com o Grok 4.
A empresa anunciou que, para além do Grok 4 e Grok 4 Heavy, passaria a oferecer uma subscrição de cerca de 279€ (300 dólares) por mês chamada SuperGrok Heavy, o seu plano mais caro até à data. Este plano oferece aos subscritores acesso antecipado ao Grok 4 Heavy e a outras novas funcionalidades. Contudo, é mais caro do que os planos comparáveis dos principais concorrentes, como a OpenAI, Google e Anthropic.
Popularidade na App Store
O interesse no novo modelo também impulsionou a classificação do Grok na App Store dos EUA logo após o seu lançamento, tornando-se na 3.ª aplicação mais popular no geral e na 2.ª na categoria de Produtividade até 12 de julho.
Desde então, esse interesse diminuiu um pouco — a aplicação encontra-se agora no 17.º lugar geral — embora se mantenha como a 2.ª na categoria de Produtividade, segundo os dados da Appfigures. A empresa de análise nota que se concentrou nos dados do iOS para esta análise, uma vez que são atualmente mais abrangentes do que os dados de dispositivos Android.










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